Alunos da escola municipal Ana Alves Teixeira, localizada no Barreiro, participaram de mais uma ação no camarote da Copasa no domingo, 6/10. Eles foram premiados com ingressos para a partida entre Atlético Mineiro e Corinthians, de São Paulo, marcando a 26ª rodada na série A do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, a empresa marcou uma goleada de educação ambiental e sanitária.
A Copasa vem desenvolvendo trabalhos de mobilização social nas escolas, mostrando aos estudantes a importância do tratamento de esgoto para a saúde da população e preservação da natureza. A escola Ana Alves Teixeira foi a parceira da vez. Cerca de 450 alunos com faixa etária entre 9 e 12 anos assistiram, na semana passada, à palestra ministrada pela analista de preservação ambiental da Companhia, Maria Aparecida de Souza (Tida). Após aprenderem sobre o sistema de esgotamento sanitário, eles criaram desenhos abordando o tema. Os trabalhos foram avaliados por uma banca julgadora, formada por professores e outros funcionários da instituição, que selecionou as 36 melhores criações. Os alunos vencedores do concurso foram premiados com ingressos para assistir ao jogo no camarote da Companhia no estádio Independência.
A estudante Thainá Almeida Dias mostrou que aprendeu a lição. Autora do desenho “A Torneira do Mundo”, ela retratou sua preocupação com a poluição dos cursos de água e com o uso irracional dos recursos hídricos. “Meu desenho representa a torneira do mundo despejando sujeira nos rios, como o homem vem fazendo. Mostra, também, a última gota de água caindo, porque não soubemos usar esse líquido com responsabilidade”, explica.
Aniversariante do dia, a aluna Ana Luiza Palhares criou um desenho sobre as etapas do tratamento de esgoto. Com o tema na ponta da língua, revelou: “Ganhei da Copasa dois presentes; o aprendizado sobre a importância de se tratar o esgoto e a oportunidade de conhecer esse estádio no meu aniversário”.
Para a analista Maria Aparecida de Souza (Tida), falar sobre o tratamento de esgoto aos alunos foi uma oportunidade de aprendizagem. “Foi uma ótima experiência. Pesquisei ainda mais sobre o tema para multiplicar aos alunos”, explica. E acrescenta: “A iniciativa da Copasa de contar com o espaço escolar como parceiro é muito valiosa”.
A coordenadora de turno Vanderléia Gonçalves elogiou a inciativa da Copasa para levar os alunos ao camarote. “A premiação foi um ótimo incentivo para a produção dos desenhos sobre esgotamento sanitário. O resultado foi muito positivo e a ação deve continuar!”, pontuou.
Parceria para educação ambiental
A escola municipal Ana Alves Teixeira, localizada no bairro Cardoso, região do Barreiro, completou neste ano 42 anos de funcionamento. Atualmente funciona em três turnos com 1º e 2º ciclos, com Educação de Jovens e Adultos (EJA) interna e externa até o 9º ano. Coordena, ainda, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Sol Nascente e o projeto Escola Integrada para tempo integral.
Valorizando a educação ambiental junto aos alunos, desenvolveu vários projetos em parceria com a Copasa. Por meio do Programa Chuá, realizou estudos, participou de palestras e de visitas às Estações de Tratamento da Água(ETA) e à reserva ecológica da Companhia. Foi contemplada, ainda, com palestras sobre esgotamento sanitário, promovidas por profissionais da escola e da Copasa.
Para o diretor da instituição, Alexandre Faria Baptista, a utilização do espaço escolar para falar sobre a importância de se tratar o esgoto é uma estratégia afirmativa. “Essa questão vem sendo trabalhada pelos professores em sala de aula. Muitas vezes, os alunos trazem demandas relativas ao saneamento nas regiões onde moram”, exemplifica.