Aprender sobre a importância do tratamento do esgoto para o meio ambiente, pesquisar sobre o tema, colocar as ideias no papel e, como recompensa, assistir pela primeira vez o clássico entre os dois maiores times de Minas Gerais. Essa foi a trajetória de 34 alunos da Escola Estadual Francisco Bicalho, localizada na região do Barreiro, que foram recebidos no último domingo (13/10) no camarote da Copasa no Independência. Dos 34 estudantes premiados, 32 não conheciam a vibração das arquibancadas de um estádio de futebol.
Um dos estreantes foi Willian Douglas Pereira de Souza, de 16 anos, que qualificou como “maravilhosa” a oportunidade e mostrou que os ensinamentos repassados foram assimilados. “O trabalho da Copasa é excelente, ela usa tecnologia avançada para transformar o esgoto em água limpa. Aprendi que não posso jogar papel no vaso e nem cabelo no ralo da pia, por exemplo. Orientei meus pais sobre tudo”, conta.
Ação
As ações na escola Francisco Bicalho começaram com uma palestra ministrada pela analista de Preservação Ambiental da Copasa Maria Aparecida de Souza. Ela falou para 50 alunos sobre tratamento de esgoto, uso correto da rede e impactos positivos proporcionados pelo saneamento. Em seguida, os estudantes elaboraram redações sobre o tema e uma banca julgadora, formada por professores, escolheu as 36 melhores criações. Dois selecionados não puderam comparecer ao jogo entre Atlético e Cruzeiro.
“Observamos que retratamos na palestra a realidade em que muitos desses alunos vivem. Eles passam a refletir sobre as situações inadequadas de infraestrutura urbana que, muitas vezes, os cercam. Fui surpreendida pelos resultados. A escola vai continuar a tratar do assunto por meio de um projeto de trabalho criado por um professor”, relatou Maria Aparecida Souza.
Bruno Higlander Souza, de 17 anos, já conhecia o trabalho da Copasa devido a uma visita que fez à Companhia. Segundo ele, a promoção educativa refletiu positivamente em todos os colegas. “Sempre tive noção sobre o desafio do tratamento do esgoto. Agora, acho que todos os que participaram da iniciativa tomaram conhecimento disso e da importância desse trabalho”, ressaltou.
Valor Pedagógico
O vice-diretor da Escola Estadual Francisco Bicalho, Márcio Antônio Cometti, salientou o viés pedagógico da iniciativa da Copasa. Ele valorizou a experiência dos alunos, que envolveu atividades de pesquisa, construção de texto e mobilização. “Além disso, foi tratado um tema que até então não estava no foco deles. Foi muito produtivo”, elogiou Cometti.
O professor José Américo Barbosa Marques, um dos organizadores da ação educativa na escola, explica que há uma mudança de comportamento quando são expostas realidades do cotidiano dos alunos. “Nesse caso, a falta de saneamento existe para muitos deles. Eles tornam-se mais questionadores e passam a se interessar pela mudança do meio em que vivem”, avaliou.
Dentre as 36 redações premiadas, cinco se destacaram e foram reconhecidas também pela escola, que premiará os autores. Paula Regina Magalhães, de 17 anos, está entre eles. Ela contou que nunca havia refletido sobre tratamento de esgoto. “Achei muito interessante. Tivemos que fazer pesquisas para escrever a redação. Chamou a atenção o cuidado que devemos ter com a rede de esgoto, destinando o lixo de forma correta e não descartando na rede”, afirmou.
Beatriz Kettlen Scofield de Deus Paiva foi outro destaque entre os participantes. Ela se diz impressionada com o trabalho da Copasa. “O tratamento de esgoto é feito com base em tecnologias modernas. Não tinha conhecimento da forma cuidadosa de como a Copasa serve à população”, elogiou.
Educação Ambiental
As ações de educação ambiental vinculadas ao camarote que a Copasa mantém no Independência são realizadas desde julho de 2013. Mais de 500 pessoas já passaram pelo espaço. Além de estudantes da rede pública de ensino, a iniciativa premia também torcedores que demonstrem atitudes ambientalmente corretas.
Além de parcerias com instituições públicas de ensino, a Copasa trabalha em conjunto também com veículos de comunicação. Nesse caso, os participantes respondem a questões ou criam frases relacionadas ao tema esgoto. Os vencedores da promoção educativa ganham ingressos para assistir aos jogos no camarote.