Com investimentos de R$17,05 milhões, o processo licitatório está previsto para iniciar em abril de 2018
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou, o projeto de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Divino, em reunião com o prefeito Gilvan Pinheiro de Faria, no dia 14 de março.
Com um investimento da ordem de R$ 17,05 milhões, o projeto está em fase de conclusão do orçamento para dar início ao processo licitatório em abril de 2018.
O empreendimento, que vai beneficiar mais de 10 mil pessoas na cidade, envolve várias ações de infraestrutura: a implantação de 18 quilômetros de redes coletoras de esgoto (tubulações de menor diâmetro implantadas em vias públicas para coletar os esgotos das residências, comércios e indústrias); 5.200 metros de interceptores de esgotos (tubulações de grande porte implantadas ao longo dos córregos e rio para receber os esgotos das redes coletoras); quatro estações elevatórias de esgoto bruto (unidades de bombeamento do fluxo de esgoto para um nível mais elevado); cerca 2.300 metros de linhas de recalque (responsáveis por transportarem os esgotos até a estação de tratamento de esgoto); 1.800 ligações prediais de esgoto (ligação das saídas de esgotos domiciliares à rede coletora), e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); além da construção de laboratório para realização das análises de efluentes e aquisição de materiais, terrenos e equipamentos.
A obra também vai gerar benefícios para a arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa que será contratada pela Copasa. Outro ganho será a aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos, o que gera receita e movimenta o comércio regional.
O tratamento de esgoto também permitirá que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das áreas já protegidas.
De acordo com o superintendente Albino Campos, a obra beneficiará toda a região. "O tratamento do esgoto é um fator determinante para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população local, além propiciar a despoluição dos mananciais e o desenvolvimento socioeconômico da região", afirma.
De acordo com o prefeito de Divino, Gilvan Pinheiro, ter um sistema de esgotamento sanitário na cidade é muito importante para a população. "É uma grande conquista poder ter uma estação de tratamento de esgoto em Divino. A obra beneficiará a sociedade e também irá gerar empregos. Já estamos bem ansiosos para o início da obra", destaca.