O programa visa proteger e recuperar as microbacias nas áreas de captação de água pela Companhia
Em 9 de março, a Copasa realizou a sétima reunião de implantação do Programa Pró-Mananciais em Ubá. Na ocasião, foram apresentados o Plano de Ação da Microbacia do Ribeirão Ubá e a sugestão de Regimento Interno do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), que é um grupo formado por representantes de vários órgãos e segmentos da cidade para identificar a microbacia a ser trabalhada e promover discussões, ações e acompanhamento em prol dos mananciais.
O encontro aconteceu na sede do Distrito Regional da Copasa em Ubá (DTUA) e contou com a participação da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, da Secretaria Municipal de Educação, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O momento proporcionou mais uma troca de experiências entre as entidades e levantou a possibilidade da realização de novas ações conjuntas para a preservação ambiental.
“A reunião serviu para que pudéssemos avaliar o que já foi feito e o andamento das ações previstas para a implantação do Pró-Mananciais em Ubá”, explicou João Batista Pinto, técnico químico da Copasa e integrante do Colmeia de Ubá. “O encontro também nos ajudou a identificar novas demandas do município, principalmente no que diz respeito ao trabalho junto aos produtores rurais e à educação ambiental”, acrescentou.
A próxima reunião do Pró-Mananciais em Ubá está prevista para o dia 11 de abril, na sede do Distrito Regional da Copasa em Ubá.
O Pró Mananciais O Programa Pró Mananciais é uma iniciativa desenvolvida pela Copasa para a mitigação e prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica e no contexto das mudanças climáticas. Ele visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Copasa. É objetivo do Programa prevenir, antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente até seu ponto de captação. A iniciativa visa também estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliando as parcerias e a participação das comunidades envolvidas.
Representantes da Prefeitura Municipal de Ubá, da Copasa, da Emater e do IEF.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.