Realizado pela Copasa, programa contribuiu para o recolhimento de 600 litros de óleo e promoveu atividades de consumo consciente
Mais de 900 alunos da Escola Estadual Cônego Getúlio, em Patos de Minas, se mobilizaram no dia 31 de outubro e arrecadaram cerca de 600 litros de óleo de cozinha usado, para reutilização. A campanha integra a Gincana Chuá Socioambiental, prevista nas ações do Programa Chuá Socioambiental da Copasa, além de outras atividades sobre consumo consciente e preservação ambiental.

Walterly Porto, diretora da Escola Estadual Cônego Getúlio, informou que o óleo recolhido terá uma destinação ambientalmente correta. “Parte do trabalho de reutilização será feito na própria escola, onde transformaremos o óleo em sabão, produto que depois será utilizado na limpeza do escola. Também estamos avaliando a possibilidade de trocarmos o restante do óleo por papel higiênico. Nesse caso, a reutilização de parte do óleo que foi recolhido ficará a cargo da empresa”, esclareceu.
As outras atividades da Gincana envolveram alunos e professores de forma lúdica, em busca da preservação ambiental: a Feira Verde e a Feira do Desapego, realizadas nos meses de setembro e outubro, respectivamente. Os alunos trocaram 803 mudas de plantas entre si e arrecadaram cerca de cinco mil itens, como roupas, calçados e brinquedos. Os objetos que seriam trocados entre os estudantes, foram doados para o Lar Edith Gomes - Casa das Meninas, de Patos de Minas, instituição que fornece abrigo e apoio para pessoas em vulnerabilidade social e para pessoas carentes do município de Lagoa Formosa.

Para Daniel Rabelo, assistente socioambiental da Copasa, o impacto dessas atividades estimula o consumo consciente e a reutilização do que seria descartado. “As roupas e calçados reunidos pelos alunos na Feira do Desapego, por exemplo, poderiam ficar guardados, sem uso. Agora, os itens serão úteis na vida de outras pessoas. E o óleo de cozinha usado em casa, ao ser transformado em sabão evita que o resíduo polua a água e o solo”, destacou.
Walterly aponta o avanço das ações de mobilização e sensibilização ambiental. “O educar pela criança é diferenciado. Eu percebo, em cada ação da gincana, a mudança de atitudes dos próprios filhos, que começam a cobrar dos próprios pais a conservação do meio ambiente e até da produção de plantas frutíferas em casa”, destacou. Após a conclusão da gincana, a escola receberá, em dezembro deste ano, o Selo Chuá “Escola Amiga do Meio Ambiente”.

Pró-Mananciais
O Pró-Mananciais é um programa desenvolvido pela Copasa desde 2017 para recuperar e preservar os recursos hídricos dos municípios utilizados para o abastecimento público. No primeiro ano de atuação foram investidos cerca de R$ 20 milhões, em 58 municípios mineiros. Atualmente o programa já está sendo desenvolvido em 138 cidades. A expectativa é atingir 161 municípios até o final de 2018.