Com o Programa Acidente Zero, a Copasa cuida da segurança e da saúde de seus empregados. Agora, a iniciativa apresenta ganhou mais um reforço: o mascote ZéPI, que passa a integrar as ações do programa para que todos os trabalhadores não se esqueçam da importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao cumprir diariamente suas atividades profissionais.
Ao apresentar o mascote ZéPI, o gerente da Unidade de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), Mauro Henrique de Carvalho, lembrou o empenho da Copasa em investir em EPIs, campanhas educativas e de esclarecimentos para evitar acidentes de trabalho. Segundo ele, para que seja possível atingir a meta de zero acidentes na Companhia, é necessário que cada trabalhador esteja consciente e adote um comportamento seguro ao realizar suas atividades cotidianas.
Encontro de Cipas
O gerente da USSS, Mauro Henrique de Carvalho, também ressaltou que “as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) são imprescindíveis no processo de mudança de cultura e conscientização dos empregados sobre a importância de atuarem com segurança e respeito à vida”. Recentemente, mais de 120 empregados da Copasa participaram de um encontro on-line com os líderes das Cipas, em todo o Estado.
A iniciativa reforça as ações desenvolvidas no Programa Acidente Zero, que visa manter a saúde integral de todos os profissionais da empresa. O evento, aberto pelo diretor-presidente da Companhia, Carlos Eduardo Tavares de Castro, teve como objetivo unir forças e engajar os participantes no Programa Acidente Zero.
Durante a abertura do encontro, Carlos Eduardo Tavares de Castro enfatizou o total apoio da Diretoria Executiva da Copasa às questões afetas a segurança do trabalho. As Cipas têm um papel fundamental na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e, também, na promoção da saúde dos trabalhadores. Nesse sentido, há que se valorizar cada vez mais a sua atuação.
O encontro dos líderes das Cipas também contou com a participação dos técnicos e engenheiros da Unidade de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS). Foram apresentadas informações sobre a estrutura e principais práticas do Programa Acidente Zero. Além disso, foram mostrados os resultados do primeiro trimestre deste ano, a interface das Cipas com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e dadas dicas de segurança a serem disseminadas entre as equipes da Copasa.