Ao completar 58 anos, na última segunda-feira (05/07), a Copasa se orgulha de estar entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. Diariamente, a Companhia tem o compromisso de levar água de qualidade a 75% dos municípios mineiros e proteger a sua saúde e o meio ambiente ao fazer o tratamento de esgoto. Com uma equipe de quase 11,9 mil empregadas/os, nosso trabalho envolve responsabilidade social, transparência, governança corporativa, sustentabilidade ambiental, confiança e muito mais.
O trabalho da Copasa se traduz em tratar e distribuir o bem mais precioso de Minas, a água, buscando, incansavelmente, a universalização do saneamento em Minas Gerais. Com quase seis décadas de serviço, a empresa está sempre inovando e promovendo o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Tendo como atividade planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, a Companhia possui hoje concessões em 640 municípios mineiros. Com serviços de abastecimento de água atendendo uma população aproximada de 11,8 milhões de habitantes, dos quais 8,3 milhões de habitantes possuem, também, os serviços de esgotamento sanitário, a Copasa investe em tecnologia, qualidade dos serviços e no conhecimento de seus empregados.
Com responsabilidade social, a Companhia desenvolve projetos que protegem o meio ambiente, a população mineira e a água que trata e distribui. Para que isso ocorra, a empresa se mantém sólida e investindo em sua capacidade de produção e tratamento da água e do esgotamento sanitário.
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Para o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, a Companhia opera seus sistemas de água e esgotamento sanitário conforme os melhores padrões de qualidade definidos, atendendo às exigências da legislação nacional e internacional, incluindo a ambiental. Segundo ele, mudanças importantes, como a unificação da Diretoria de Operação, possibilitaram uma melhor coordenação das atividades, disseminação de boas práticas e padronização dos processos.
Carlos Eduardo Tavares explicou que, hoje, o Centro de Operações da Diretoria de Operação, está melhorando o controle e a gestão operacional. Seguindo as mais avançadas práticas de orientação organizacional, os empreendimentos da Copasa foram concentrados sob a gestão da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos, possibilitando maior efetividade na priorização e planejamento dos investimentos, bem como possibilitando a adoção de um padrão único de qualidade tanto na gestão, quanto na execução das obras.
A Companhia vem desenvolvendo, ainda, outras ações, visando a melhorias operacionais e a redução dos custos, com destaque para a inovação, com o lançamento, no último mês de fevereiro, do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o Inova Copasa, que tem como objetivo desenvolver tecnologias, produtos, serviços e processos que elevem a eficiência, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela Companhia. O estruturado em quatro eixos temáticos, o programa tem como propósito identificação e desenvolvimento de soluções que tenham potencial de gerar receitas incrementais ao negócio e/ou que possam contribuir para a redução/racionalização de gastos e despesas.
O Eixo 1 - Desafio à Inovação Tecnológica (Copathon) – é voltado para o público interno da Companhia, com o objetivo de incentivar a inventividade e a criatividade dos seus empregados em soluções que possam melhorar a performance dos processos e atividades. O Eixo 2 - P&D Copasa (Copajump) - também dedicado ao público interno, com o foco no incentivo à melhoria da formação e aperfeiçoamento dos empregados em cursos stricto e lato sensu, voltados para temas de interesse estratégico da Companhia. Já o Eixo 3 - Copacademy – é voltado para a academia e comunidade científica no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, inovação e soluções para a Companhia. O Eixo 4 - Copapartner – é dedicado à inovação aberta e ao ecossistema de startups, na prospecção de inovações que possam aumentar a vantagem competitiva da empresa.
Além dessas mudanças, o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares, destaca ainda a eficientização energética, que tem a preocupação permanente no uso racional de energia elétrica em suas instalações. Visando a reduzir suas despesas com energia elétrica, iniciou o processo de migração das suas principais unidades consumidoras para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) de energia.
Com essa medida, a Copasa espera reduzir os dispêndios com esse insumo, já a partir de outubro de 2021. No ACL os contratos são caracterizados como acordos bilaterais e sendo resultado de leilões de energia.
No final do ano passado, a Companhia publicou o edital de Chamamento público relativo ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a elaboração de plano de negócio para o aproveitamento de energias renováveis. O plano de negócio irá conter estudos de viabilidade e de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de Parcerias Empresariais Estratégicas, na forma de Parcerias Público-Privadas (PPP) e/ou de Sociedades de Propósito Específico (SPE) e/ou de Parcerias Contratuais visando o aproveitamento de fontes renováveis de energia.
Carlos Eduardo Tavares explica que estão previstas fonte solar fotovoltaica - terrestre e ilhas flutuantes, eólica, hidráulica em CGHs em unidades operacionais da Companhia onde se tem desníveis geométricos favoráveis e biomassa resultantes dos lodos orgânicos dos processos de tratamento de esgoto. Essa iniciativa vai promover o reequilíbrio de sua matriz energética em um ponto mais sustentável, com o aumento da quota de participação das energias renováveis em detrimento das convencionais, em absoluto comprometimento com a atual agenda ESG.
Os resultados financeiros também foram expressivos em 2020. A COPASA MG registrou lucro líquido de R$816,5 milhões, representando elevação de 8,2% em relação ao ano anterior. A geração de caixa operacional (EBITDA) totalizou o ano em R$1,9 bilhão, aumento de 9,6% em relação ao valor de 2019.
Quanto aos investimentos realizados, o valor total no âmbito da Controladora foi de R$459 milhões, sendo R$147 milhões em sistemas de abastecimento de água e R$213 milhões em sistemas de coleta e tratamento de esgoto, e ainda R$99 milhões em desenvolvimento empresarial. Os recursos foram obtidos por meio de financiamentos, captação de recursos no mercado de capitais, além dos recursos próprios. Os valores realizados pela Copanor foram de R$22 milhões, oriundos de subsídio na tarifa da Copasa.
Para assegurar a continuação das melhorias e a universalização dos serviços, o Conselho de Administração aprovou investimentos no montante de R$6,5 bilhões para os próximos cinco anos, sendo R$1,31 bilhão para 2021, R$1,37 bilhão para 2022, R$1,28 bilhão para 2023, R$1,28 bilhão para 2024 e R$1,25 bilhão para 2025, aportes esses suportados pela sólida geração de caixa da Companhia e pela captação de recursos no mercado.
O ano de 2021 também apresenta grandes desafios, considerando o cenário de incertezas em relação à pandemia do Covid-19, a recuperação econômica incerta e os impactos no negócio com o novo marco regulatório e a revisão tarifária, dentre outros. A Copasa permanecerá trabalhando firme na continuidade das transformações e melhorias em seus processos, gerando valor para todos os seus públicos, por meio de resultados operacionais e econômico-financeiros eficientes e consistentes com a sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a universalização dos serviços em Minas Gerais.
A Companhia também investe no sistema de controle de qualidade da água abrange todo o ciclo de tratamento da água e consiste em análise da água do manancial (captação), da saída da ETA, dos reservatórios e de pontos estrategicamente localizados na malha de redes de distribuição. Cada etapa é realizada conforme exigências da legislação específica, editada pelos órgãos ambientais e órgãos de saúde pública competentes, bem como por normas internas.
Para isso, a Companhia se baseia em índices de qualidade internos, os quais ponderam os parâmetros físico-químicos da água distribuída, tais como: cor, turbidez, pH, fluoreto, e cloro residual. A Copasa entende que a grande maioria de seus mananciais possui água de boa qualidade, o que possibilita atingir os níveis de potabilidade requeridos pela legislação por meio de procedimentos convencionais de tratamento. O controle de qualidade da água produzida e distribuída ocorre na rede laboratorial da empresa, que está estruturada e distribuída em todo o Estado e tem estrutura para realizar todas as etapas.
Visando a combater os efeitos da deterioração da rede, é mantido um programa contínuo de manutenção, que previne rompimentos decorrentes de obstruções causadas pela sobrecarga no sistema. Além disso, a Companhia desenvolve o “Programa Caça Esgoto”, que tem por objetivo identificar e eliminar todos os lançamentos indevidos de esgoto em redes pluviais e córregos, direcionando-os para as estações de tratamento. Dessa maneira, o programa contribui para a despoluição dos corpos d’água e a melhoria da qualidade de vida da população.
Em dezembro de 2020, as redes de distribuição de água da Companhia totalizavam, aproximadamente, 56,9 mil km de tubulações, atendendo cerca de 5,5 milhões de economias (unidades consumidoras) de água.
Respeitando e inovando
Respeitando e inovando a cada dia, a Copasa investe em responsabilidade social. Em junho, a Companhia recebeu o selo da 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal. Das 122 organizações que participaram dessa edição, a empresa está entre as 64 instituições que obtiveram êxito.
Em fevereiro de 2016, deu início a execução do plano de ação elaborado para o Programa. Essas ações ampliaram o debate sobre orientação sexual, identidade de gênero, raça/etnia, de maneira inovadora, especialmente considerando os desafios propostos pelo programa relacionados à mudança na gestão de pessoas e na cultura organizacional.
Entre as inovações e produtos gerados pela iniciativa, destacam-se a realização da atividade Trilha Mulheres e Ofício, a Exposição Beleza Negra e Ponto Final, eventos com participações de intérpretes de Libras que resultou na criação da Oficina de Libras e a atualização cadastral por meio da autodeclaração que permite ao empregado, inclusive, incluir o nome social no crachá.
A diretoria de Relacionamento e Mercado, Cristiane Schwanka ressalta que o resultado desse trabalho é muito positivo. “Em 2016, a Copasa tinha 24,53% de empregadas no cargo de gestão. No ano passado, eram 31,65%, um aumento de 7,12%. Em 2016, eram 16,35% de empregados negros em cargos de gestão. Em 2020, esse percentual cresceu 10,27 e chegou a 26,62”, informa.
Cristiane Schwanka explica também que “a temática da equidade de gênero e raça está consolidada na empresa e integra a declaração estratégia da Copasa. Esse compromisso e respeito com a diversidade ratificam o comprometimento da Companhia com a Agenda 2030 e com os 10 Princípios do Pacto Global”.
Práticas inclusivas
A Copasa estimula práticas inclusivas no ambiente de trabalho com o propósito de garantir igualdade de oportunidades, imparcialidade e justiça. No caso de empate nos processos seletivos internos, por exemplo, é dada preferência para as candidatas do sexo feminino e para os/as candidatos/as negros/as, nesta ordem. Além disso, os editais de concurso público preveem 10% das vagas ofertadas de cada cargo/especialidade para admissão de pessoas com deficiência.
Desde 2003, os empregados homoafetivos podem incluir seus companheiros como dependentes na Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa (Copass Saúde), tendo a Companhia se antecipado à implantação da Súmula Normativa número 12/2010 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Hoje, ao ser contratado, o empregado pode, por exemplo, definir se quer usar o nome social, inclusive no crachá. Basta fazer a indicação na ficha cadastral que preenche. O resultado deste trabalho é muito positivo. Na época, a Copasa tinha 24,53% de empregadas. No ano passado, eram 31,65%, um aumento de 7,12%. Em 2016, eram 16,35% de empregados pretos. No ano passado, esse percentual cresceu 10,2& e chegou a 26,62.
A Copasa faz parte do Programa Empresa Cidadã, nos termos do disposto na Lei Federal número 11.770/2008, concedendo 180 dias como licença maternidade, ou seja, além dos 120 dias previstos na CLT, o que possibilita mais tempo de dedicação integral das mães com seus filhos recém-nascidos. A Companhia concede também licença maternidade para adoção, variando de 30 a 120 dias, dependendo da idade da criança adotada. Para os homens são concedidos cinco dias consecutivos de licença paternidade, a contar do dia do nascimento ou no 1º dia subsequente ao nascimento da criança, caso o empregado tenha cumprido a sua jornada de trabalho integral no dia do nascimento.
Adicionalmente, a Empresa oferece a prorrogação da licença paternidade por 15 dias, desde que o empregado apresente requerimento específico e comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. Em 2020, 261 empregados usufruíram da licença paternidade e 35 da licença maternidade. Todos retornaram ao trabalho após o término da licença, sem ocorrência de desligamentos.
Para favorecer a integração entre os empregados surdos e ouvintes e, ainda, melhorar o atendimento à comunidade surda, a Copasa desenvolveu uma Oficina de Libras em parceria com empregados instrutores e intérpretes. A iniciativa possibilita aos participantes o aprendizado de conteúdos básicos e iniciais para a comunicação em Libras.
Para mais, o Programa Assistência Especial que subsidia parte das despesas dos empregados/dependentes que possuam deficiências, doenças crônicas, com necessidades de tratamentos contínuos. Complementando o Auxílio-Educação Especial que subsidia parte das despesas do empregado/a com dependente do empregado (filho/equiparado) com necessidade de ensino escolar diferenciado.
Mentoria Feminina
Com o objetivo encorajar e preparar mulheres para que possam construir suas trajetórias profissionais e evoluir em suas carreiras, contribuindo para a equidade de gênero em posições estratégicas da companhia, instituímos, em 2021, o Programa Mentoria Feminina, que tem como Sponsor (patrocinadora), a diretora Relacionamento com Mercado e única mulher na diretoria da Copasa, Cristiane Schwanka.
O programa foi construído em parceria que envolveu além da DRM, a Superintendência de Pessoas (SPPS), a Unidade de Serviço de Cargos, Salários e Recrutamento e a Unidade de Serviço (USCR), a Unidade de Serviço de Educação Corporativa (USED), a Unidade de Responsabilidade Social (RESO) e a consultoria contratada - LHH - Lee Hacth Harisson. A turma piloto do programa é formada por 10 duplas de mentoras e mentoradas.
Para a seleção das mentoras foram analisadas as indicações das empregadas que responderam à “Pesquisa Diagnóstico Liderança Feminina”, realizada em janeiro/2021. A seleção levou em consideração o tempo mínimo e máximo de empresa, faixa salarial, escolaridade e nota mínima na avaliação de desempenho. O convite para 198 empregadas. Setenta e seis manifestaram interesse em participar e foram selecionadas a partir da análise de suas respostas ao questionário, entrevista com as mentoras e por fim, a definição final foi feita por um comitê formado por representantes da PRE, DRM, DOP e DFI, que avaliou critérios como motivação, alinhamento à Declaração Estratégica da Companhia, ao objetivo do Programa e objetivos profissionais.
O Programa será conduzido pela consultoria LHH - Lee Hacth Harisson, com duração prevista de seis meses e contará com a realização de atividades como workshops, reuniões entre mentoras e mentoradas, rodas de conversa e laboratórios de comportamento.
Projeto Recomeço
Em uma de suas maiores obras em andamentos, a construção do Sistema São Francisco, que pretende acabar com a falta de água no município de Montes Claros e região, a Copasa encampou o Projeto Recomeço – uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais para unir quem emprega a quem precisa trabalhar.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Projeto Recomeço tem como alavancas a proteção social, a educação básica e profissional e a empregabilidade – identificadas a partir do diagnóstico que elucidou o agravamento dos efeitos da pandemia nas famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado.
A Copasa contratou 30 pessoas no município de Ibiaí, na região Norte do Estado de Minas Gerais, para trabalhar nas obras do Sistema São Francisco e é destaque do Projeto Recomeço. A partir de parcerias firmadas, o Governo de Minas faz o cruzamento de dados do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que atualiza as informações dos inscritos para o encaminhamento aos postos de trabalho dos parceiros do projeto. A Copasa aderiu imediatamente ao projeto, tendo a oportunidade de gerar a capacitação de novos profissionais dispostos a enfrentar os desafios do saneamento.
A iniciativa do Governo de Minas permite também que seja possível desenvolver novas capacitações para que a população mineira tenha capacidade de sobrevivência neste momento tão importante de retomada da economia. Com a oportunidade de desenvolver o projeto piloto, a Diretoria Executiva da Copasa está entusiasmada e com comprometimento em gerar mais vagas de empregos no Estado.
Além dos benefícios socioambientais resultantes de suas obras, a Copasa prevê a inclusão de novos municípios no Projeto Recomeço, como Coração de Jesus, no segundo semestre deste ano, Montes Claros e São João da Lagoa, em uma próxima etapa. A iniciativa tem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Política de Responsabilidade Social que norteiam a atuação da Companhia, além de ser uma oportunidade de reforçar a importância do setor de saneamento para a retomada da economia.
Novo Precend
O novo Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos (Precend) da Copasa está entrando em vigor. Implantado pela Copanhia na década de 90, o Precend tem como objetivo reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, com o lançamento do efluente não doméstico em conformidade com os padrões ambientais e regulatórios.
O programa visa também assegurar a continuidade da prestação do serviço e a integridade das estruturas de coleta e de tratamento de esgoto. O reuso da água e do lodo produzido nas ETE’s é outro importante objetivo do programa. O Precend é a solução ideal da Copasa para a coleta e tratamento do esgoto produzido pelo comércio e pela indústria.
Principais marcos
2000
Alteração da Lei Estadual nº 6084/1973 (lei de criação da Companhia), ampliando as competências da Companhia e permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Em complemento, foram autorizadas parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além da possibilidade de realização de convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.
2003
Abertura de Capital.
2006
Realização do IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), ingressando diretamente no Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.
2007
Criação de três subsidiárias integrais: Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), Copasa Águas Minerais de Minas e Copasa Serviços de Irrigação.
Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento), que estabeleceu novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.
2008
Realização de oferta secundária de ações, na qual o município de Belo Horizonte, segundo maior acionista até então, aliena a totalidade das ações que possuía. O Estado de Minas Gerais, que continuaria como acionista controlador, vende parte das ações que detinha.
2009
Criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), por meio da Lei Estadual nº 18.309/2009, tendo como objetivos regulamentar e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.
2011
Estabelecimento da metodologia para o cálculo de reajuste tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sujeitos à regulação pela Arsae-MG, por meio da Resolução nº 03/2011.
2015
Reestruturação organizacional, com redução no número de Diretorias, de cargos comissionados e de empregados.
2016
Encerramento das atividades das subsidiárias COPASA Serviços de Irrigação e da Copasa Águas Minerais de Minas, cujas finalidades não guardavam sintonia com a Estratégia Corporativa da Companhia.
2017
Conclusão, pela Agência Reguladora, da primeira revisão tarifária da Companhia.
Assinatura da primeira concessão para operação de aterro sanitário, junto ao município de Varginha, cabendo à Copasa o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos.
2018
Aprimoramento da Governança Corporativa, com a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, ocorreu a divulgação, pela primeira vez, do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta de Anual de Governança e de Políticas Públicas.
2019
Início de profundas transformações na Companhia, de modo a prepará-la para enfrentar o novo ambiente que se descortina para o setor de saneamento. Houve ampla reestruturação da empresa, revisão do planejamento estratégico e readequação da estrutura organizacional, com redução no número máximo de diretorias de oito para cinco e de quase 20% das unidades organizacionais.
Foi criada a Diretoria de Relacionamento e Mercado para dar mais eficiência às ações de relacionamento com clientes, sejam consumidores ou poder concedente, bem como para organizar melhor o processo de prospecção e captação de oportunidade de negócios.
Alinhados ao Plano de Integridade, foram criadas e implementadas as políticas de Controle Interno, Brindes e Presentes, Conflito de Interesses, Governança Corporativa e revisada a Política de Transações com Partes Relacionadas.
2020
Adoção de ação emergencial, em função da pandemia do Covid-19, com a criação de Comitê Multidisciplinar – Prevenção ao Covid-19, visando a preservar a integridade e saúde dos seus colaboradores. Realização de ações para garantir a prestação de serviços e minimizar os impactos para a população, com a flexibilização de práticas comerciais, destacando-se a não realização de corte no fornecimento de água e nem cobrança de juros e multas de clientes da categoria residencial social, bem como medidas preventivas no tocante ao relacionamento com o público, incluindo o fechamento das agências de atendimento.
Aprovação do Novo Marco do Saneamento em julho de 2020 (Lei Federal nº 14.026/2020), trazendo profundas mudanças no setor, dentre elas, a fixação de metas para a universalização na prestação de nossos serviços até 31.12.2033, sendo 99% de cobertura em água potável e 90% em coleta e tratamento de esgoto; metas de não intermitência; melhoria dos processos de tratamento; expansão dos serviços; redução de perdas; qualidade na prestação dos serviços, eficiência; e uso racional de recursos naturais.
Início, em maio de 2020, pela Arsae-MG dos procedimentos para a 2ª (segunda) Revisão Tarifária da Copasa, que terá vigência a partir de 01.08.2021, quando se iniciará um novo ciclo tarifário de 4 (quatro) anos.
Ainda em 2020, foram tomadas uma série de iniciativas com destaque para: Redefinição do posicionamento estratégico da Copasa, ressaltando que todos os empregados tiveram a oportunidade de contribuir com este processo, cujo objetivo foi incorporar na identidade organizacional da Copasa elementos que caracterizem transformação inovadora, foco do cliente e sustentabilidade do negócio, ou seja, uma identidade organizacional alinhada à nova Copasa.
Ratificação do compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável por meio da adesão ao Pacto Global da ONU e o engajamento com as suas iniciativas, integrando a Rede Desafio 2030 em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global.
Desdobramento da totalidade das ações ordinárias da Copasa, na proporção de 1 (uma) ação ordinária para 3 (três) ações, tendo como objetivo aumento da liquidez, expansão e pulverização da base acionária, bem como acesso de diferentes perfis de investidores.
Continuidade no aprimoramento da Governança, com a instituição e revisão de políticas e realização de avaliação e treinamentos para os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário.