A Copasa recebeu, na última segunda-feira (14/06), o selo da 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal. Das 122 organizações que participaram dessa edição, a empresa está entre as 64 instituições que obtiveram êxito.
Em fevereiro de 2016, deu início a execução do plano de ação elaborado para o Programa. Essas ações ampliaram o debate sobre orientação sexual, identidade de gênero, raça/etnia, de maneira inovadora, especialmente considerando os desafios propostos pelo programa relacionados à mudança na gestão de pessoas e na cultura organizacional.
Entre as inovações e produtos gerados pela iniciativa, destacam-se a realização da atividade Trilha Mulheres e Ofício, a Exposição Beleza Negra e Ponto Final, eventos com participações de intérpretes de Libras que resultou na criação da Oficina de Libras e a atualização cadastral por meio da autodeclaração que permite ao empregado, inclusive, incluir o nome social no crachá.
A diretoria de Relacionamento e Mercado, Cristiane Schwanka ressalta que o resultado desse trabalho é muito positivo. “Em 2016, a Copasa tinha 24,53% de empregadas no cargo de gestão. No ano passado, eram 31,65%, um aumento de 7,12%. Em 2016, eram 16,35% de empregados negros em cargos de gestão. Em 2020, esse percentual cresceu 10,27 e chegou a 26,62”, informa.
Cristiane Schwanka explica também que “a temática da equidade de gênero e raça está consolidada na empresa e integra a declaração estratégia da Copasa. Esse compromisso e respeito com a diversidade ratificam o comprometimento da Companhia com a Agenda 2030 e com os 10 Princípios do Pacto Global”.