Iniciado na manhã desta segunda-feira (29/11), o V Encontro do Pró Mananciais, que está acontecendo virtualmente, foi aberto em grande estilo com a bela apresentação cultural do grupo Som das Águas. Em seguida, diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson Neto, o superintendente de Desenvolvimento Ambiental (SPDA), Nelson Guimarães, e o gerente da Unidade de Serviço de Controle Ambiental, Alessandro de Oliveira Palhares, abriram os trabalhos falando da importância deste programa da Copasa.
As atividades de hoje contaram com a palestra "Transições ambientais a partir das reflexões sobre a pandemia", ministrada pelo professor Dr. Elimar Pinheiro do Nascimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UNB). Após a apresentação do palestrante, o mediador do encontro, João Bosco Senra, abriu espaço para participação do público que pôde tirar suas dúvidas.
O evento deste ano irá até o dia 3 de dezembro e está aberto à participação ampla de interessados pelo tema. Além de fazer um balanço das ações desenvolvidas pelo programa em 2021 e apresentar o planejamento das ações previstas para 2022, o encontro está trazendo palestras com temas importantes para atualidade, ministradas por profissionais renomados.

O Pró-Mananciais, que conta com a aprovação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.
O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir, coletivamente, o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.
Na terça-feira (30/11), das 8h30 às 12 horas, o Encontro do Pró-Mananciais continua, com a apresentação de três novas importantes palestras. Acompanhem o evento, acessando o link.