Revista da Turma do Chuá é criada a partir de roteiros com o tema Sustentabilidade, desenvolvidos por alunos de escolas públicas e particulares do Estado de Minas Gerais
Para celebrar os 29 anos de atividade, o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), lançou a revista “Turma do Chuá contra os Vilões do Esgoto”. A publicação nasceu a partir do concurso de roteiro de quadrinhos, criado pela Copasa em 2013 e desenvolvido nos últimos anos em escolas públicas e particulares do Estado de Minas Gerais. O concurso busca identificar e premiar ideias para enredos de histórias em quadrinhos que incluam os personagens da Turma do Chuá da Copasa.
No dia 18 de novembro aconteceu a entrega do prêmio do Concurso Chuá na cidade de Coromandel. O roteiro da história “Turma do Chuá”, da aluna Maria Clara Alves Oliveira, de 12 anos, da Escola Estadual Joaquim Botelho, foi o vencedor na cidade. Em seu roteiro, Maria Clara fala da importância da economia de água e incentiva a disseminação dessa ideia para todos. “Sinto-me muito honrada com essa premiação. Tenho certeza que isso contribuirá para minha vida estudantil e profissional”, concluiu.
Em Brasília de Minas, a premiação do concurso de roteiro de quadrinhos da Turma do Chuá aconteceu no dia 17 de novembro. A aluna Iza Catarina Rodrigues Vaz, da Escola Estadual Cremilda Passos, foi a vencedora com o roteiro da história “Mudando o Mundo”. Iza, de 12 anos de idade, afirmou que foi motivada e inspirada a participar do concurso depois que visitou a Estação de Tratamento de Água da Copasa na cidade. “A partir dessa visita percebi que eu poderia ajudar o mundo de alguma forma”, ressaltou.
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Em 11 de novembro, a entrega foi em São João do Manhuaçu. O aluno Carlos Henrique Alves, da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, foi o vencedor na cidade. O estudante de 12 anos de idade conta que a ideia para seu roteiro surgiu quando assistia uma matéria no jornal falando sobre a crise hídrica. Em seu roteiro, que deu origem à história “Os Defensores”, Carlos Henrique ressalta a importância de não se jogar lixos nas ruas e dos cuidados com a rede de esgoto, para a preservação dos cursos d’água.
No dia 10 de novembro, a premiação aconteceu na cidade de Ipatinga. O roteiro vencedor foi da aluna Júnia Silva Yamaguchi, do Instituto Educacional Mayrink Vieira. Aos 12 anos de idade, a estudante foi responsável pelo roteiro da história “Tratamento de Esgoto e uso de Agrotóxicos”, que retrata os problemas vividos em uma cidade fictícia pela utilização de agrotóxicos e o mal uso das redes de esgoto. Segundo Júnia, sua intenção ao criar o roteiro era provar que o mundo poderia ser mudado. “Queria dizer para as crianças pararem de jogar lixo na rua”, ressaltou.
Na sexta-feira, 6, ocorreu a solenidade de premiação do município de São Sebastião do Paraíso, no Distrito de Termópolis. O roteiro da estudante Tayná Aparecida Eugênio, de 12 anos, da Escola Municipal de Termópolis, foi o grande vencedor. A aluna ressalta que viu no concurso uma oportunidade de incentivar as pessoas a economizarem água. Contando com a ajuda da professora Rosana Duarte, Tayna criou o roteiro para a história “Gente consciente, água suficiente!”, publicada na revista da Turma do Chuá.
No dia 5, a premiação foi na cidade de Bom Despacho. Eduardo Lucas, de 12 anos, foi o premiado pela Escola Estadual Professora Maria Guerra, com o roteiro da história “Salvando o dia”. O aluno afirma que sempre gostou de escrever e, com o concurso, quis desenvolver esse talento. “Tive a ideia, coloquei no papel e pedi a opinião dos colegas para saber se havia ficado bom. Fiquei muito feliz em saber que meu roteiro faz parte revista da Turma do Chuá”, ressaltou.
Para Ana Márcia de Freitas Andrade, diretora da Escola Estadual Professora Maria Guerra, a conquista do aluno é o resultado do trabalho em equipe. “Parabenizamos a Copasa pelo projeto, pela parceria com a educação em prol da conscientização da preservação do nosso meio ambiente, dos nossos recursos naturais e, principalmente, do nosso bem mais precioso que é a água. Parabenizamos também o aluno Eduardo que participou com muito empenho, nos levando a crer que a escola está no caminho certo”, enfatizou.
No dia 4 de novembro, o premiado foi o estudante Bruno Henrique de Paula, de 12 anos, aluno do Sistema de Ensino Érida Durães, no bairro Copacabana, em Belo Horizonte. O roteiro elaborado pelo adolescente deu origem à história “As coisas que acontecem no esgoto”. Segundo Bruno, que sonha em ser engenheiro, a criação do roteiro se deu a partir das explicações sobre o tema na sala de aula. “Achei o assunto interessante e resolvi pesquisar na internet. A partir daí desenvolvi a ideia”, afirmou o jovem.
Os demais roteiros que compõem a revista, desenvolvidos por alunos de escolas no interior Estado, também serão premiados. As cidades dos vencedores são Belo Horizonte, Bom Despacho, São Sebastião do Paraíso/Termópolis, Ipatinga, São João do Manhuaçu, Brasília de Minas, Coromandel e Gouveia.
Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental
Desde que foi criado, o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental já beneficiou mais de dois milhões e meio de alunos em todo o Estado, levando informações e conscientizando sobre a importância dos cuidados com a água e esgoto, a destinação adequada do lixo, higiene pessoal, saneamento básico, doenças de veiculação hídrica, informações sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade, dentre outros. O Programa promove, também, visitas escolares às Estações de Tratamento de Água da Copasa.
A partir de 2009, o Chuá tornou-se um programa mais abrangente e diversificado, passando a atender, além do público estudantil, diversos segmentos da sociedade. Para dialogar com este novo público, que engloba também crianças e adolescentes, a Copasa percebeu a necessidade de envolvê-los e despertar o interesse por meio de jogos de estratégia, perguntas e respostas que orientam sobre as questões de proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Assim, foram criados os personagens Hugo, Duda, Carol, Pepeu, Ed e Geninho, esse último, professor e jovem cientista.
No decorrer dos anos, o Programa abriu as portas das Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs, dos Centros de Educação Ambiental – CEAMs e das Reservas Ecológicas, disponibilizando palestras, teatros e outras ações educativas para difundir o conhecimento sobre saneamento e meio ambiente, tão necessários para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.