Ações da Copasa em Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros foram destaque durante seminário promovido pelo Instituto Trata Brasil
O Diretor de Planejamento e Gestão de Empreendimentos da Copasa, Ronaldo Matias de Sousa, participou de Seminário Avanços em Saneamento Básico Exemplos mostram que a universalização é possível, realizado no dia 30 de setembro, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados, o evento teve por objetivo valorizar as medidas que melhoraram a coleta e o tratamento de esgoto em 16 municípios brasileiros. Além da Companhia mineira, o evento contou com a participação de representantes da Sabesp, Sanepar, Odebrecht Ambiental, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), dentre outras entidades.
As ações da Copasa que resultaram no progresso do saneamento em Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros foram um dos temas discutidos no Painel Avanços nos Indicadores, que teve a participação do diretor da Companhia. Durante o debate, Ronaldo Matias ressaltou que a evolução positiva nos índices de abastecimento de água e esgotamento sanitário dessas cidades são frutos de planejamento, investimentos e interação com os municípios, fundamentais para levar saneamento de qualidade a essas cidades.
O convite para participação da Copasa no Seminário se deu a partir da pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, nas 100 maiores cidades do Brasil, que colocou Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros no ranking das cidades mais bem saneadas no País. O estudo foi coordenado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, tendo como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS ano 2013).
O Ranking apresenta a situação do acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos nas 100 maiores cidades brasileiras, onde vive 40% da população. O relatório do Instituto Trata Brasil mostra também os indicadores tradicionalmente divulgados e uma série histórica dos avanços no país e nas capitais no período de 2009 a 2013, bem como o volume de esgotos lançados na natureza.
O Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do País. Atua desde 2007 em prol do saneamento básico, conscientizando a sociedade sobre a importância do acesso a água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.
Para dar mais legitimidade nas ações, o Instituto Trata Brasil desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Além disso, o Trata Brasil trabalha em parceria com personalidades que emprestam sua imagem à causa do Saneamento (campeões olímpicos, juristas, atores e atrizes, promotores públicos, engenheiros e professores), bem como possui parceria com entidades ligadas às áreas de Engenharia e Arquitetura, de defesa à Saúde Infantil e Proteção à Criança, Meio Ambiente, Turismo, Direito Sanitário, entre outras.