Qualidade nos serviços e propostas sustentáveis garantem formalização dos contratos
Nos últimos três meses, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) formalizou contratos para renovação da concessão dos serviços de abastecimento de água e/ou de assunção do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Abaeté, Pirajuba, Conquista, Alpinópolis, Januária e Pompéu, em uma demonstração de sua capacidade de apresentar propostas adequadas e com elevados padrões de qualidade. Ao todo, esses contratos beneficiam cerca de 120 mil mineiros, com o abastecimento de água e atendimento de ponta nos serviços de saneamento básico.
O processo de renovação e assunção de serviços em Abaeté exemplifica o empenho da Copasa em manter seu relacionamento histórico com os mineiros das diversas regiões do Estado. A concessão no fornecimento de água nesse município estava vencida desde 2007, embora a Copasa continuasse mantendo os serviços. No final de 2015, a Prefeitura de Abaeté lançou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), e, na sequência, abriu processo de licitação para os interessados nas concessões de abastecimento de água e de tratamento do esgotamento sanitário.
A fim de manter a prestação dos serviços, a Copasa reuniu-se com o chefe do Executivo de Abaeté, com representantes do Legislativo e da sociedade civil local e, segundo o Diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino, a Companhia conseguiu demonstrar as vantagens de seus serviços, em comparação à iniciativa privada. O diretor destacou ainda que a Copasa tem feito um grande esforço para garantir seu parque de concessões de forma sustentável, buscando a renovação dos contratos que estão vencidos e ampliando os serviços na área de esgotamento sanitário, função primordial de seu sócio controlador, o Governo de Minas Gerais.
Outros municípios mineiros
Com essa visão e empenho, nesse último trimestre foram formalizadas também, a concessão de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Januária, a renovação da concessão de água em Pompéu, a renovação antecipada das concessões de abastecimento de água e assunção do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Conquista e de Alpinópolis, além da renovação da concessão de água e a assunção do tratamento de esgoto em Pirajuba.
Os contratos que a Companhia tem formalizado nos últimos meses mostram o poder de reação da Copasa diante dos desafios do atual contexto. A empresa enfrentou uma crise hídrica em 2015, que impactou pesadamente sua capacidade de investimentos. Além disso, mostravam-se necessárias alterações em sua estrutura, o que foi empreendido ao longo de 2015, conferindo agilidade e inovação no relacionamento com os municípios. O resultado dessas mudanças são as propostas mais sustentáveis e concretas, que têm sido apresentadas por parte da Copasa, com o intuito de oferecer os melhores serviços aos mineiros.
