Projetos de saneamento e cidadania entram em ação
A Copanor, preocupada com a qualidade de vida dos mineiros, vem avançando cada vez mais em suas ações. Por meio da sua Política de Gestão “Saneamento é Cidadania”, a subsidiária está fazendo um trabalho diferenciado na implantação de sistemas de água e de esgoto, bem como de módulos sanitários e de serviços domésticos.
As regiões atendidas pela Copanor recebem projetos, ações e intervenções, levando em consideração o envolvimento de um conjunto de ideias referentes a saneamento básico. Para o sucesso do projeto, faz-se ainda necessário o acompanhamento das famílias beneficiadas, no intuito de orientá-las em relação ao bom uso e manutenção dos recursos.
Visando a excelência dos serviços prestados a essas comunidades, a Copanor já executou ações em várias localidades do Estado, dentre elas está o distrito de Lagoa Grande, pertencente ao município de Minas Novas. Na oportunidade a população pode receber informações a respeito da qualidade da água que abastece a suas residências, bem como palestras socioeducativas, que tiveram por objetivo conscientizar as pessoas para o bom uso das instalações.
Outra cidade contemplada com as ações sociais é Nova Belém, que mesmo já contando com água e esgoto tratado, recebeu palestras que buscaram alertar a população sobre a importância do cuidado com a água e o meio ambiente. Uma das questões discutidas nos encontros foi a utilização consciente dos serviços prestados pela Copanor, como o uso adequado da água. Com isso, além de diminuir os custos dos serviços, ainda contribui com a preservação do planeta.
Nas cidades onde os serviços de água e esgoto ainda não são administrados pela subsidiária, estão em andamento articulações e mobilizações comunitárias para a sua implantação. As comunidades rurais de Santa Barbara e Genipapinho, pertencentes ao município de Catuji, estão entre elas. Em breve, o lançamento de esgoto a céu aberto ou em córregos será problema do passado para os moradores da região.
Além dessas, em Itapiru, distrito de Rubim; Jaguarão e Avaí do Jacinto, distritos de Jacinto, as famílias que serão contempladas com intervenções sanitárias e de serviço domestico, já estão recebendo visitas das assistentes sociais, a fim de apurarem as situações sanitárias e mapearem as próximas residências contempladas, levando em consideração a questão da baixa renda, precariedade das instalações, dentre outros fatores.
A Assistente Social e Coordenadora da empresa gerenciadora do projeto, Isabel Cristina Camargos Coimbra, afirma que essas ações sociais vêm promovendo a reeducação e o resgate da cidadania. “Ações como essas refletem na qualidade de vida da população e estão inseridas nos valores implantados pela Copanor, objetivando sempre o compromisso com a sociedade”, completa.
 |  |