As séries “Além do mergulho”, de Rosângella Menezes, e “O falso espelho”, de Augusto Fonseca, estarão expostas até o dia 11 de novembro
<>>Na última quinta-feira, 10 de outubro, foi aberta a última exposição do ano da Galeria de Arte Copasa. A mostra traz as séries “Além do mergulho” e “O falso espelho”, assinadas pelos artistas mineiros Rosângella Menezes e Augusto Fonseca, respectivamente, que foram selecionados pelo 10° Edital de Concorrência Pública para 2012 e 2013. A exposição é aberta ao público e vai até o dia 11 de novembro.
Em comum, as séries têm o olhar reflexivo sobre o individualismo contemporâneo, a (pseudo) solidão e o autoconhecimento. Em “O falso espelho”, o próprio Augusto é o protagonista das obras, que sugerem a inversão da imagem tradicional do personagem mitológico Narciso. Rosângella, por sua vez, em “Além do mergulho”, traz a figura humana imersa nas profundezas da solidão. “Já fazia alguns anos que pensava em montar uma mostra com essas imagens. Como sempre admirei o espaço da Galeria de Arte Copasa, vi que essa seria uma ótima oportunidade”, afirma Rosângella.
A artista plástica Tatiana Cavinato que, em 2008 teve a mostra “Self Service” exposta na Galeria de Arte Copasa, esteve presente na abertura da exposição e diz que ficou surpresa com o trabalho de Rosângella. “Ela me surpreendeu pela excelente técnica demostrada nas obras. Além disso, as peças dela conseguem nos emocionar com o infinito do mar, pois nos remete à solidão de imediato, assim como acontece, também, com o florescer do Narciso do Augusto”.
Igualmente à Tatiana, os trabalhos do pintor Leo Brizola já estiveram na Galeria de Arte Copasa, durante a exposição “Cansada Demais Para o Amor?”, em 2006. Desta vez, Brizola foi à galeria para prestigiar a amiga Rosângella. “A exposição está belíssima, refinada, mas já esperava isso da Rosangêlla. No entanto, não conhecia o trabalho do Augusto e ele me impressionou pela poética apresentada em suas obras”, frisa Brizola.
Para Augusto Fonseca, a Galeria de Arte Copasa está entre os cinco principais espaços de exposição de Minas Gerais. “Admiro essa iniciativa da empresa porque valoriza os artistas do Estado”, destaca Augusto.
O engenheiro civil da Copasa Eugênio Luís Sidney diz que as obras de Augusto levam o público a refletir sobre a vaidade humana. “Como diz Caetano Veloso: ‘é que Narciso acha feio o que não é espelho’. Acredito que estamos vivendo em uma época narcisista tanto quanto sugerem essas telas”. Já o historiador Públio Athayde ressalta a originalidade estética apresentada nas telas de Augusto. “Também admiro a coragem do artista por fazer autorretratos”, completa.>
Os artistas
Augusto Fonseca Natural de Belo Horizonte, Augusto Fonseca se graduou em pintura (2008) e cinema (2003) pela Escola de Artes Visuais – UFMG. Entre seus trabalhos, destacam-se as exposições: Quando penso ter razão (Galeria de Arte do BDMG Cultural); Outras cidades invisíveis (Galeria de Arte da Cemig); Ateliê Coletivo (Verão Arte Contemporânea – VAC); 60 x 20 (Galeria de Arte da Cemig); Jornada Solidária Estado de Minas (Museu de Artes e Ofícios - MAO); Pequeno panorama em pequenos formatos. Reflexões sobre a Pintura (Quina Galeria); Encontros e Mestiçagens Culturais. Breve Panorama da Pintura Contemporânea em Minas Gerais (Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto/MG); e Frações (Galeria de Arte da Escola de Belas Artes – UFMG). Ele também participou do 9º Salão de Artes Visuais de Guarulhos (SP) e da Galeria de Arte Nello Nuno (Fundação de Arte de Ouro Preto).
Rosângella Menezes Graduada em Artes Plásticas (Pintura e Desenho) pela UEMG – Escola Guignard (2009), Rosângella Menezes tem, entre suas obras, Piscina (Galeria Cemig); Passagens (Galeria Biblioteca Pública); O Teatro da Pintura de Caravaggio (Museu Mineiro); Imersões (Espaço Político Cultural Gustavo Capanema/Assembleia de Minas); Encontros e Mestiçagens Culturais/Breve Panorama da Pintura Contemporânea de Minas Gerais (Centro de Artes e Convenções UFOP); Mulheres que pintam... e bordam...! (Escola de Educação de Minas Gerais). Ela também participou de mostras na Escola Guignard, além de ter sido premiada, em 2009, na XI Mostra Interna Escola Guignard.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.