Período da exposição: 20/11 a 21/12/2008
<>>Possibilitar diversas leituras sobre as relações humanas e cotidianas. Esse é o mote da exposição Self Service, da artista plástica Tatiana Cavinato, que estreou no dia 20 de novembro, na Galeria de Arte Copasa, encerrando a programação de 2008 do espaço cultural. A mostra reúne aproximadamente 100 desenhos feitos a partir de 2005, utilizando materiais diversos como tinta acrílica, fuligem de vela, grafite, além de palavras e colagens de fotografias, tecidos, recortes e gravuras sobre papel.>
As obras estampam o processo de criação da artista que, segundo ela, é sempre um desafio, um jogo com elementos-surpresa. “As imagens não partem de um planejamento prévio. Durante o processo de criação, o próprio desenho sugere o caminho a seguir, a partir dos materiais e elementos necessários para equilibrar ou desafiar a composição. Utilizo os materiais que estão ao meu alcance naquele instante e isso vale também para as palavras que surgem, às vezes no pensamento, às vezes em alguma música que estou ouvindo, e que casam com o desenho”. Ela acrescenta que vê o ato de desenhar como um processo muito íntimo e cotidiano, assim como tomar banho e dormir.
Os desenhos de Tatiana Cavinato evidenciam os elementos utilizados na criação, passando a idéia de que estão por “completar”. “Meus desenhos são oferecidos com ironia e, às vezes, quase crus. Parecem contar segredos, pois estão envoltos por um turbilhão de imagens, expressões, associações e conexões, que remetem a questões humanas e íntimas, de certa forma, universais”, explicou a artista.
Sobre o título da exposição, Tatiana conta que foi inspirado em um dos desenhos, onde a figura aparece se alimentando com certa dificuldade ao lado das palavras self service. “A imagem sugere uma analogia em tom irônico entre o “eu” e o “por si mesmo”. Por outro lado, remete à diversidade de elementos e linguagens pictóricas e gráficas utilizadas nos desenhos em um cardápio variado de enredos que são apresentados na exposição”, explicou.
Histórico
Estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG, Tatiana fez sua primeira exposição individual em 2007, na galeria do Instituto Cultural Cida Brizola. Em 2007 e 2008, participou de ocupações do coletivo Kaza Vazia, no Mercado Novo, em Ouro Preto, e em Belo Horizonte. Também em 2008, apresentou trabalhos audiovisuais na Mostra de Artes Visuais [ ] E tal.., no Espaço Ateliê Mama Cadela, e no projeto Rizomas - Insônia ou Ausência de Sônia. Em 2006, recebeu o prêmio Trama Universitário, ficando com o 2º lugar nacional pela animação/vídeo-clipe Leia o Livro. Em 2005, participou de coletivas como Premiados Guignard, na própria escola, e Aparecida, na Galeria de Arte do SESC/MG.