Uso do esgoto
1. Fique de olho na caixa de Gordura.
A primeira coisa para evitar problemas de esgoto na sua casa é construir corretamente a caixa de gordura. Ela é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimentos e retorno do mau cheiro na pia. Ela deve ser limpa sempre que ficar cheia de gordura. Faça inspeção mensal e quando houver uma camada de gordura boiando, retire-a com uma lata, colocando-a em um saco plástico, que deverá ir para o lixo. Lembre-se: nesse processo, use luvas deborracha para proteger as mãos. Caso você não faça a limpeza periódica, a caixa poderá transbordar, provocando vários incovenientes. Para receber a água do tanque e do banheiro, construa a caixa de passagem.
2. Coloque sempre o ralinho nas pias.
Quando estiver arrumando a cozinha, cuidado com as cascas de futas e legumes, restos de verduras, embalagens e sobras de comida. Jogue tudo isso no lixo e não se esqueça de colocar o ralinho na pia para evitar entupimentos. Use o ralinho (ou a grade de proteção) no tanque também. Senão, meias e peças pequenas de roupas podem entrar pelo cano e entupir sua rede de esgoto.
3. Não jogue lixo no vaso sanitário.
Tocos de cigarros, grampos, papéis, plásticos, absorventes, chicletes, camisinhas e outros objetos só devem ser jogados no lixo. Jogar no vaso do banheiro compromete o funcionamento da rede de esgoto, que pode até entupir. E, nesse caso, a sujeira volta toda para sua casa. Por isso, colabore: tendo atenção, você não terá problema.
4. Água do esgoto e água da chuva não se misturam.
Nunca faça o escoamento da chuva na rede de esgoto. Isso provoca um aumento excessivo do volume de água, podendo arrebentar as tubulações e causar o retorno do esgoto para a sua casa. O ideal é que a água da chuva tenha uma rede só para ela, a rede pluvial, construída pela Prefeitura. Os mesmos cuidados devem ser tomados, caso você possua uma fossa séptica.
DICA
A caixa de gordura pode ser construída por você ou adquirida, pré-fabricada, no comércio. Nesse último caso, você deve tomar cuidado e verificar se a caixa atende às normas da Copasa