O prefeito de Santo Antônio do Amparo, Evandro Paiva Carrara, representantes políticos e da sociedade civil do município visitaram, no dia 07/10, o Centro de Operação de Sistemas (COS), na sede da empresa (Belo Horizonte), e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas, na divisa com Sabará, região metropolitana.
Acompanhados por José Marcílio Dias Carvalho, gerente da Copasa na região do sul de Minas, a comitiva veio conhecer as tecnologias utilizadas e os processos administrativos e operacionais da Companhia na RMBH.
Santo Antônio do Amparo fica no sul de Minas Gerais, a 170 km da capital. A Copasa já opera o sistema de abastecimento de água do município e pode investir R$ 12 milhões na cidade se assumir o sistema de esgotamento sanitário, que atualmente é responsabilidade da prefeitura. A proposta é tratar o esgoto da cidade, beneficiando 100% dos moradores da cidade, além da execução de obras para ampliação do sistema de abastecimento de água.
A comitiva pôde conhecer o Centro de Operação de Sistemas (COS) e sua avançada tecnologia, que gerencia todo o sistema de distribuição de água na RMBH. Os modernos computadores podem, por exemplo, abrir e fechar registros e reservatórios e saber tudo o que está acontecendo, em tempo real, nas redes de água.
O diretor de Operação Sudoeste da Copasa, Diego Andrade, ressaltou os benefícios que o tratamento de esgoto pode proporcionar à cidade como, por exemplo, mais saúde para a população e melhor infraestrutura para atrair empresas. Andrade garantiu que a Copasa está preparada, tem experiência, know-how, capacidade e confiabilidade para assumir o esgotamento sanitário de Santo Antônio do Amparo e, com isso, trazer mais investimentos, crescimento e desenvolvimento para a cidade.
