Gestão Ambiental
Há algumas décadas, o homem percebeu que preservar o meio ambiente significa preservar a própria vida, pois entendeu que faz parte de um sistema integrado que é o planeta Terra.
Temas como poluição, desmatamento e exploração acelerada dos recursos naturais colocando em risco espécies da flora e fauna passaram a ser assuntos discutidos pelo mundo afora.
Diante desta realidade, a COPASA tem como prioridade contribuir para um planeta sustentável e tem a responsabilidade socioambiental como um dos valores do seu planejamento estratégico, atuando junto à sociedade no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais como:
• A preservação dos recursos hídricos,
• As mudanças climáticas,
• A degradação dos solos,
• A sensibilização e conscientização ambiental da população atendida e de seus funcionários,
• A busca contínua de adequação e melhoria de processos produtivos e,
• Desenvolvimento de ações de recuperação ambiental integradas ao tratamento de esgotos.
Estas atividades almejam contribuir de forma consistente e perene para a efetiva promoção do desenvolvimento sustentável no Estado de Minas Gerais.
A1.1 - Representações em fóruns ambientais
Para contribuir efetivamente na implantação da política nacional e estadual de recursos hídricos, a COPASA participa do CERH- Conselho Estadual de Recursos Hídricos, e tem representantes nos 36 (trinta e seis) comitês de bacias hidrográficas estaduais em Minas Gerais, e em cinco comitês de bacias hidrográficas federais (CBH-São Francisco, CBH-Doce, CBH-Paranaíba, CBH-Paraíba do Sul e do CBH-PCJ, contemplando os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
A COPASA também tem atuação junto a outros órgãos governamentais como, por exemplo, a SECIR- Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional, o COPAM- Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, em nove URCs- Unidades Regionais Colegiadas, SEMAD- Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nessa linha de trabalho, participa das deliberações sobre diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e outras medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e recursos hídricos no Estado de Minas Gerais.
A COPASA é parceira do IEF na gestão integrada do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e das Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e participa dos seus conselhos consultivos, bem como, dos conselhos do Parque Estadual Serra Verde, Parque Estadual Lapa Grande, APA Sul e APA Carste Lagoa Santa.
1.2 - Mudanças Climáticas
O Comitê Gestor de Política de Prevenção aos Efeitos Causados pelas Mudanças e Variabilidade Climáticas (Comitê Clima) foi instituído na COPASA com o objetivo de elaborar, implantar e monitorar o programa de prevenção aos efeitos causados pelas mudanças e variabilidade climáticas visando, principalmente, a adoção de medidas para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito da Empresa.
Este Programa busca articulação com o processo de gestão dos riscos corporativos e, em especial, com as falhas e contingências nos sistemas operacionais da COPASA, cuja Matriz de Risco contempla um item denominado “Emissão de Carbono”.
Uma importante atribuição do Comitê Clima é a elaboração do Relatório Anual de Emissões de GEE da COPASA, que relata todas as emissões dos gases gerados pelas atividades operacionais e administrativas da empresa, possibilitando o aperfeiçoamento da gestão ambiental no que tange às mudanças climáticas.
Periodicamente, os membros do Comitê Clima se reúnem para apresentar, discutir e implantar ações com intenção de reduzir a emissão do GEE.
Política relativa aos efeitos advindos pelas mudanças e variabilidade climáticas - Leia
Programa de prevenção aos efeitos causados pelas mudanças e variabilidade climáticas -Leia
Inventário de Gases de Efeito Estufa COPASA - Ano 2014 - Leia