Política Ambiental
Muito mais do que garantir água tratada de qualidade para mais de 11 milhões de mineiros, dentro de rígidos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação brasileira, o trabalho da Copasa é garantir a vida.
Para tanto, a empresa investe permanentemente na preservação dos recursos hídricos de Minas Gerais. Para se ter uma ideia da importância dada a esse trabalho, basta dizer que a Copasa preserva e protege mais de 25 mil hectares de áreas no entorno de seus mananciais, garantindo não só a sobrevivência de centenas de espécies da fauna e flora nativas, como também a continuidade do abastecimento público com água de qualidade. Destacam-se ainda ações de educação ambiental para a formação de cidadãos mais conscientes.
A Copasa também prioriza investimentos para obras nos sistemas de esgotamento sanitário, incluindo o tratamento, nas cidades onde é responsável por este serviço.
Todos esses fatores colocam a Copasa em sintonia com o futuro, aliando desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. No mundo atual, onde questões urgentes como o efeito estufa, a elevação da temperatura do planeta e a escassez da água estão na pauta do dia, a Copasa sente-se orgulhosa de contribuir de forma consciente e persistente, com atitudes que buscam a construção de um mundo melhor para se viver.
- Atender à legislação e às normas ambientais relativas à preservação do meio ambiente e desenvolver um trabalho constante para o seu aperfeiçoamento.
Proteção e conservação ambiental de bacias
Por meio do Programa Pró Mananciais, lançado ao fim de 2016, a Copasa vem atuando na conservação e na recuperação ambiental de bacias hidrográficas em municípios mineiros, dando continuidade à sua experiência de anos de atuação em prol da conservação dos mananciais.
O programa tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, promovendo ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental nas comunidades envolvidas, valorizando seus saberes e crenças. Assim, o Pró Mananciais cria um estímulo à mudança de hábitos e costumes, fazendo surgir um sentimento coletivo de responsabilidade compartilhada no que diz respeito à preservação ambiental.
Licenciamento Ambiental
Os empreendimentos da Copasa são executados de acordo com a legislação ambiental, buscando-se impactar o mínimo possível o meio ambiente e fortalecer a postura ética e moral da empresa.
Dessa forma, a Copasa participa ativamente do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que tem entre suas atribuições a formulação e a condução da política ambiental em Minas Gerais, através de um processo aberto à participação de representantes da sociedade civil. Entre suas competências, destacam-se a formulação de normas técnicas e padrões de qualidade ambiental, autorizações para implantação e operação de atividades potencialmente poluidoras, e a aprovação das normas e diretrizes para o Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental.
Desenvolver procedimentos para a avaliação do desempenho ambiental dos seus sistemas produtivos, buscando o aprimoramento contínuo de seus processos.
Sistema de controle qualitativo dos mananciais
O monitoramento da qualidade das águas dos mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público permite a obtenção de um produto confiável, dentro dos padrões de potabilidade previstos na legislação específica do Ministério da Saúde.
Sistema de controle quantitativo dos mananciais
O monitoramento das vazões de água dos rios, reservatórios e poços visa garantir o controle dos seus usos e a continuidade do abastecimento da população.
- Reduzir os impactos ambientais e prevenir a poluição em todos os seus processos, produtos e serviços.
Consumo Consciente e Gestão de Resíduos
Por intermédio do Programa AmbientAção – uma iniciativa do Governo de Minas, a Copasa vem promovendo a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos seus funcionários. Na empresa, a coleta seletiva de resíduos, por exemplo, permitiu que, em 2016, mais de 33 mil quilos de materiais recicláveis – principalmente papeis e plásticos – fossem doados, evitando seu lançamento na natureza e promovendo a geração de renda para muitas famílias. Paulatinamente, esse programa está sendo ampliado internamente.
Tratamento dos esgotos
As estações de tratamento de esgotos – ETEs – são fundamentais para a redução da carga poluidora nos cursos d'água e, consequentemente, favorecem a recuperação ambiental e a volta da vida aos rios de Minas. Dessa forma, é prioridade para a Copasa a implantação do tratamento dos esgotos nas localidades onde a empresa tem a responsabilidade desse serviço.
Áreas de Proteção Especiais
A Copasa atua em 18 áreas de proteção especial de mananciais, dentre as quais contribui para a conservação de 14, em várias regiões de Minas Gerais. São mais de 25 mil hectares que garantem a conservação de nascentes e de centenas de espécimes da flora e da fauna nativas.
- Promover a implantação e a sustentação de um Sistema de Gestão Ambiental na empresa.
Integração de atividades
A Copasa vem estudando e propondo, ao longo dos anos, medidas que efetivamente consolidem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estabelecendo uma Política Ambiental que seja a linha mestra para as condutas da Companhia em todos os processos, de forma a garantir o compromisso com a qualidade do meio ambiente. Para tanto, vem promovendo a melhoria do controle de custos, como por exemplo, de combustíveis e de energia elétrica, e, também, a redução de desperdícios de matéria-prima. A identificação das vulnerabilidades ambientais dos processos vem ganhando importância ao longo dos anos, como também a melhoria do relacionamento da Copasa com órgãos ambientais.
.
- Atuar, em conjunto com a comunidade e instituições federais, estaduais e municipais, nas bacias hidrográficas de interesse da empresa, em busca da recuperação e da preservação de mananciais.
A Copasa participa ativamente de 36 comitês de bacias hidrográficas de rios estaduais e de seis federais, assim como do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. É parceira do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na gestão integrada do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, da Estação Ecológica de Fechos e da Estação Ecológica do Cercadinho, em Belo Horizonte. Também é destaque a parceria com o Projeto Manuelzão para gestão integrada, visando à preservação das áreas de mananciais de seu interesse em diversos municípios mineiros.
- Promover a comunicação entre a empresa, acionistas, fornecedores, clientes, órgãos governamentais e a comunidade para motivar e disseminar ações responsáveis de conservação e defesa do meio ambiente.
A Copasa também tem alguns Centros de Educação Ambiental – CEAMs – na capital (Barreiro e na ETE Arrudas) e no interior (Curvelo). Esses centros recebem visitantes de comunidades do entorno das áreas dos mananciais utilizados para abastecimento público e propagam valores de preservação ambiental, com vistas a manter a longevidade desses mananciais.
Permanentemente, a Copasa também promove ações educativas em localidades onde é responsável pelos serviços de abastecimento de água, especialmente em datas significativas como, por exemplo, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Água. O objetivo é sensibilizar essas comunidades para as questões ambientais.
A Copasa também participa, anualmente, de campanhas de prevenção de incêndios florestais coordenadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), além de promover, de forma sistematizada, a comunicação com os seus diversos públicos, sempre com intenções preservacionistas.
- Promover e manter, de forma constante, programas educacionais que visem ao comportamento adequado com relação ao meio ambiente.
O Programa Chuá, realizado em centenas de municípios mineiros, é o principal programa de educação ambiental da Copasa. Em pouco mais de trinta anos, já atendeu cerca de 2,4 milhões de crianças, adolescentes e profissionais da área de educação, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e sensíveis às questões ambientais.
Com a realização de seminários e atividades de educação ambiental, a empresa transforma empregados em colaboradores e disseminadores, com participação efetiva no processo de conscientização ambiental da sociedade.
- Documentar e implementar sua Política Ambiental, divulgando-a para todos os setores da sociedade, avaliando, revisando e atualizando periodicamente seus objetivos e metas.
A Copasa divulga sua Política Ambiental para todos os segmentos da sociedade, através da participação em eventos estratégicos como feiras, seminários, congressos e simpósios, além da distribuição de publicações técnicas, relatórios e folhetos institucionais.
Assim, a Copasa cumpre sua função de promover a melhoria da qualidade de vida da população, ajudando Minas a ser um lugar cada vez melhor de se viver.