Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA MG)

Índice /English

A Copasa

50 Anos da Copasa

Os números, os relatos, os demonstrativos, as informações relevantes, as realizações e expectativas, teremos aqui tudo o que se espera de um documento como este. Mais uma vez, a Copasa se mostra e se coloca com transparência. Mas este ano teremos um relatório diferente por uma razão ligada diretamente aos números: estamos relatando os resultados do ano em que completamos nossos primeiros 50 anos.

Este relatório mostra um pouco do que fizemos para marcar data tão relevante – a Oficina Povo D'Água. Um grupo de 71 empregados, cada um deles com experiências e vivências relacionadas aos rios mineiros que formam nossas nove grandes bacias hidrográficas, se dedicaram a um trabalho do qual a grande maioria não tinha experiência anterior: bordar e transformar esse ato em fazer artístico com sentido, beleza e compartilhamento – o trabalho final é a soma de tudo que fizeram coletivamente. Compartilhamos essa obra de arte com você, que terá a oportunidade de apreciá-la nas ilustrações que compõem este relatório.

Como poderemos antever aqui, quando o indivíduo se doa ao grupo e compartilha seu acreditar e seus sonhos, viabiliza transformações pessoais e coletivas. Foi assim que milhares de pessoas trabalharam e trabalham na construção da nossa história de 50 anos. Nós, que conhecemos nossos rios e bacias, sabemos que uma pequena nascente sozinha pode crescer quando se une a outras, acredita em seu destino, salta e corre pelas montanhas de Minas até chegar aos nossos vales e daí buscar outras terras onde servir. São assim os rios de Minas, prontos, como a gente de Minas, para integrar, unir e servir. Somos assim na Copasa. Olhamos para trás com orgulho e aprendizado em busca de como construir melhor os próximos 50 anos, servindo a Minas e sua gente.

No nosso Relatório de Sustentabilidade, destacam-se, como será possível perceber, alguns números: nove grandes bacias que, na verdade, são a união de milhares e milhares de nascentes, pequenos cursos d'água e grandes rios; 71 empregados que simbolizam todos que por aqui trabalharam, trabalham e ainda virão a trabalhar; e 50 anos que fazem parte da nossa história. Os breves textos que introduzem os capítulos foram retirados do memorial dos empregados, textos que contam suas vivências nas nove bacias de Minas. O Grupo Matizes Dumont, internacionalmente reconhecido pela qualidade de seu trabalho em arte educação, foi convidado a coordenar os trabalhos da Oficina.

Rua Mar de Espanha, 525 - Bairro Santo Antônio
CEP: 30330-900 - Belo Horizonte / MG