A Copasa publica anualmente, desde 2005, os seus resultados econômicos, sociais e ambientais integrados em um único documento. Este relatório se refere ao exercício de 2013, em cuja elaboração foram adotadas, pelo quarto ano consecutivo, as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), tendo a Companhia alcançado o nível de aplicação B. As demonstrações financeiras foram auditadas pela empresa PricewaterhouseCoopers.
A Companhia vem aprimorando o processo de elaboração dos seus relatórios, tendo sido definido que, a partir de 2012, a elaboração do conteúdo seria realizada pelo próprio corpo técnico, buscando fortalecer o engajamento do público interno nesse processo, que conta com o envolvimento da Alta Administração.
Nesta edição, mais uma vez, buscou-se ampliar o atendimento dos indicadores da GRI, de forma a abranger todos os aspectos da sustentabilidade. Nesse sentido, foram acrescidas informações referentes a seis indicadores de desempenho relativos aos seguintes temas: direitos humanos; práticas trabalhistas e trabalho decente; responsabilidade pelo produto. Para nortear seu processo de elaboração, foram observados os seguintes princípios, entre outros:
Inclusão das partes interessadas: foram identificadas como principais partes interessadas da Copasa os clientes, os empregados, o estado de Minas Gerais (acionista majoritário), os fornecedores, os investidores (acionistas minoritários), os órgãos reguladores, o poder concedente (municípios) e a sociedade.
Abrangência: foram analisados e relatados os temas, informações e indicadores considerados de importância para a avaliação das estratégias e do desempenho da Copasa, como empresa unitária, nas dimensões econômica, ambiental e social. Informações complementares sobre as Subsidiárias foram assimiladas e indicadas no texto. Considerando a relevância do assunto para a localidade ou para o público envolvido, em alguns trechos encontram-se detalhados exemplos e situações específicos de unidades organizacionais distintas.
Materialidade: a materialidade direciona a comunicação para os temas de maior relevância para os públicos com os quais a Empresa se relaciona. Em 2013, a Copasa realizou uma análise da materialidade para identificar as questões de sustentabilidade mais relevantes para seu negócio e para suas partes interessadas, especialmente por meio do mapeamento das expectativas das partes interessadas, realizado quando da revisão do planejamento estratégico, que identificou como principais questões nas perspectivas interna e externa:
Os resultados da análise mostram as seguintes questões materiais para a Copasa:
Em 2013, entre tantos momentos de comemoração dos 50 anos da Copasa, 71 empregados viveram uma experiência única: a criação das ilustrações do livro Povo d'água. Nos bordados, a materialização de suas histórias e do compromisso de todos os empregados da Copasa com as águas de Minas. A cada colega, parceiro de sonhos, desafios e sentimentos, nossos sinceros agradecimentos pela beleza que emprestou ao nosso relato e por sua participação diária na construção de uma empresa cada dia melhor.
Auditores Independentes – Demonstrações Financeiras
PricewaterhouseCoopers
Relações com Investidores
Paula Vasques Bittencourt
Diretora Financeira e de Relações com Investidores
Telefone: +55 31 3250.2015
Fax: + 55 31 3250.1409
E-mail: ri@copasa.com.br
Esclarecimentos referentes ao relatório
Divisão de Responsabilidade Social
Telefone: +55 31 3250.1560
E-mail: dvrs@copasa.com.br
Criação e Desenvolvimento Digital
Ideorama Comunicação Ltda
Editoração
Divisão de Imprensa
Telefone: +55 31 3250-1069
Fax: +55 31 3250-1666
E-mail: imprensa@copasa.com.br
Coordenação Geral
Assessoria da Presidência
Gabinete da Presidência
Aviso Legal
Este documento pode conter considerações referentes às perspectivas do negócio da Copasa, que são projeções e baseiam-se nas expectativas em relação ao futuro do negócio. Essas estimativas estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições, que incluem, entre outras, condições econômicas, políticas, financeiras e comerciais nos mercados em que a Companhia atua. Possíveis investidores são aqui alertados de que nenhuma dessas previsões é garantia de futuro desempenho, pois envolvem riscos e incertezas.
Rua Mar de Espanha, 525 - Bairro Santo Antônio
CEP: 30330-900 - Belo Horizonte / MG