Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA MG)

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A Copasa

Portanto, sinto-me orgulhosa e realizada por fazer parte dessa Empresa, que não só me propicia brilhantes realizações, como também ajuda os rios da minha história a seguirem seus cursos.

A Copasa

Visão 2017

Ser referência em gestão empresarial, no mercado nacional de saneamento, com o maior índice de atendimento na área de atuação.

Visão 2030

Ser uma empresa global e de referência no setor de saneamento.

Missão

Prover soluções em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, gerando valor para os clientes, acionistas, colaboradores e sociedade, de forma sustentável.

Valores

Posicionamento Estratégico

Manter o padrão de qualidade com o menor custo possível, concentração de esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos, mantendo o padrão de qualidade.

Mensagem da Administração

João Antônio
Fleury Teixeira

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

(GRI 1.1)

A Copasa, empresa de economia mista, foi constituída em 1963 como Companhia Mineira de Água e Esgoto (Comag) e teve sua denominação alterada para Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), por meio da Lei Estadual nº 6.475, de 14 de novembro de 1974. Desde 2003, tornou-se uma empresa de capital aberto e, em 2006, suas ações passaram a ser negociadas no segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), tendo o estado de Minas Gerais como seu acionista majoritário.

Nessa trajetória de 50 anos, a Companhia consolidou sua atuação, contribuindo para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida da população do estado de Minas Gerais. A competência técnica do nosso corpo funcional é reconhecida pelo mercado e nossas práticas de gestão, baseadas nos princípios da responsabilidade social e sustentabilidade, têm sido premiadas como modelo de excelência empresarial. O reconhecimento do modelo de gestão implantado na Companhia, evidenciado pelos prêmios conquistados em 2013, dá sequência vitoriosa a esse meio século de vida.

A Diretoria de Operação Metropolitana obteve o reconhecimento máximo na última edição do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS 2013), o Troféu Quíron Diamante, o mais importante prêmio de saneamento na América Latina. O PNQS é consagrado como instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país. O Anuário Época Negócios 360º premiou a Copasa, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa do Setor de Água e Saneamento. O Prêmio Valor 1000 a elegeu, pela segunda vez, como a melhor empresa de saneamento do Brasil e recebemos uma premiação inédita da revista Você S/A em virtude de nossas políticas e práticas de recursos humanos. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a Copasa compõe a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Esse índice objetiva refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, diferenciando-as em termos de qualidade, compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência, natureza do produto, além do desempenho nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudanças climáticas.

Outras importantes conquistas se referem à expansão da área de abrangência e ao aumento da população atendida com os serviços prestados pela empresa. Finalizamos o ano de 2013 abastecendo com água tratada uma população aproximada de 14,6 milhões de mineiros, o que representa um crescimento de 3,4% em relação a 2012, enquanto o universo de pessoas atendidas com os serviços de esgotamento sanitário foi de aproximadamente 9,3 milhões de clientes, número 6,2% superior ao registrado em 2012.

O ano de 2013 foi muito especial para a Copasa. Ao congratularmos com nossos empregados pelos resultados alcançados nesse ano, começamos a pensar nos desafios que teremos de vencer para que nosso crescimento sustentável prossiga, de forma que consigamos alcançar nossa visão de futuro de ser referência em gestão empresarial, no mercado nacional de saneamento, com o maior índice de atendimento na área de atuação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da sociedade.

Em 2013, o governo do estado, por intermédio da Copasa, lançou o Programa Água da Gente, o maior programa de saneamento da história de Minas Gerais, que prevê recursos da ordem de R$ 4,55 bilhões em obras de melhorias, ampliação e implantação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a ser investidos até 2016.

Iniciamos 2014 com previsão de investimentos da ordem de R$ 983 milhões, destinados à expansão dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos. Vamos acelerar a execução de nossa estratégia, intensificar as parcerias, continuar a investir nas pessoas e criar valor aos nossos acionistas.

Ricardo Augusto
Simões Campos

Mensagem do Diretor Presidente

(GRI 1.1)

Em 2013, ano em que completamos 50 anos, demos continuidade à consolidação do nosso referencial de excelência empresarial para que, de forma sustentável, pudéssemos superar etapas, realizar conquistas e alcançar resultados. Concluímos o ciclo de revisão do planejamento estratégico com objetivos articulados e ajustados para os próximos anos, em um processo que envolveu todos os gerentes, acolhendo e estimulando a participação de profissionais de áreas de conhecimento diversificadas. Revisamos também nossa visão e missão e reforçamos os valores e princípios que nortearão nossas ações no dia a dia. Trata-se de um compromisso da Companhia com o modo como vai entregar seus resultados, reafirmando nossa busca pela eficiência e rentabilidade.

A Copasa encerrou o ano de 2013 com uma receita operacional líquida de água e esgoto de R$ 3,01 bilhões (não considerando receita de construção) e Ebitda ajustado de R$ 1,14 bilhão. No exercício, os investimentos totalizaram R$ 909,2 milhões, montante aplicado, principalmente, em sistemas de coleta e tratamento de esgotos (R$ 566,4 milhões) e em sistemas de abastecimento de água (R$ 321,5 milhões), que resultaram em ampliação significativa da capacidade de atendimento aos usuários dos serviços prestados pela Empresa. Ainda, foram assinados três novos contratos de concessão para prestação de serviços de esgotamento sanitário e renovadas as concessões em 12 sedes municipais com serviços de abastecimento de água. Iniciamos, também, a operação de 14 novos sistemas, sendo três com serviços de abastecimento de água e 11 com serviços de esgotamento sanitário, destacando-se o do município de Sabará, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em relação ao abastecimento de água, na comparação com 2012, a população atendida aumentou em quase meio milhão de pessoas (484 mil), com um incremento de 3,4%, representando um público de aproximadamente 14,6 milhões de habitantes conectados à rede distribuidora de água tratada. Quanto aos sistemas de esgotamento sanitário, houve uma evolução significativa, com um aumento de mais de meio milhão de pessoas (543 mil) que puderam dispor de serviços públicos de esgotamento sanitário, representando um acréscimo da ordem de 6,2% e totalizando aproximadamente 9,3 milhões de habitantes beneficiados com esse serviço.

O avanço nas questões afetas ao tratamento de esgotos é um marco importante para a Empresa e resultou em expressivo aumento do volume de esgoto tratado, atingindo 237,3 bilhões de litros, uma elevação de 12% em relação ao ano de 2012.

Entre as principais ações, destaca-se o início de operação de 19 novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em diversas cidades do estado de Minas Gerais, entre elas: Conceição do Mato Dentro, Mirabela, Montalvânia, Salinas, Santa Luzia e Santa Rita do Sapucaí. A Empresa encerrou o ano de 2013 com 148 estações em operação e mais 78 em construção, com previsão de término até 2016.

Para atender às necessidades específicas das localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Copasa ampliou sua atuação na região nordeste do estado de Minas Gerais, por intermédio da Subsidiária Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A (Copanor).

A Empresa concluiu o ano de 2013 prestando serviços de abastecimento de água em 198 sistemas, beneficiando 283 mil pessoas, e de esgotamento sanitário em 61 sistemas, beneficiando 118 mil pessoas.

Agradecemos aos colaboradores e parceiros da Copasa, que nas suas atividades diárias contribuíram, com comprometimento e empenho, para o alcance dos resultados obtidos, fundamentados no modelo de gestão adotado, corroborados pelas premiações e reconhecimentos conquistados em 2013 e que compõem o presente relato. Esperamos juntos alcançar nossa missão, com o alicerce nos preceitos da sustentabilidade, de construir uma empresa ainda mais sólida, contribuindo para a universalização dos serviços de saneamento e a melhoria da qualidade de vida das populações em nossa área de atuação.

Principais Indicadores (Dados da Controladora)

(GRI EC1)
(GRI EN8)

Notas: 1 Esses valores diferem do divulgado em 2012 em função de ajustes contábeis, conforme descrito na Nota Explicativa 3.23 das demonstrações financeiras de 2013. 2 O Ebitda é uma medição não contábil elaborada pela Companhia, calculada observando a Instrução CVM nº 527/2012, consistindo no lucro líquido acrescido dos tributos sobre o lucro, receita financeira líquida, depreciações, amortizações e resultado não operacional das Subsidiárias. A margem Ebitda é calculada sobre a receita total (receita líquida de água e esgoto e receita de construção, adicionadas das outras receitas operacionais e das receitas das Subsidiárias). Já o Ebitda ajustado é calculado desconsiderando as receitas/custos de construção. As receitas de construção, embora não apresentem efeito de caixa imediato, geram implicações no exercício em que são reconhecidas, tendo em vista que seu resultado faz parte da base de cálculo para o pagamento dos juros sobre o capital próprio/dividendos e para a participação dos empregados nos lucros. 3 Os valores divergem dos divulgados no Relatório Anual de 2011, devido à mudança na metodologia de cálculo. 4 No número da Subsidiária Copanor, foram incluídas 30 concessões de esgoto que não tinham sido divulgadas no release operacional de dezembro de 2012 e que apresentam uma população conjunta de 97 mil habitantes. Além disso, no número referente à Controladora, foram incluídas quatro novas concessões de esgoto assinadas em dezembro de 2012 que não foram divulgadas no release operacional daquele mês. 5 O número de empregados terceirizados é estimado considerando a mão de obra alocada nos contratos de serviço, pois a Copasa não contrata terceiros diretamente. 6 Valores referentes aos recursos liberados pela Empresa por meio das Leis de Incentivo Fiscal.

(GRI 3.10)

A História da Copasa

Com a finalidade de definir e executar uma política ampla de saneamento básico para o estado de Minas Gerais, em 5 de julho de 1963, foi criada, por meio da Lei Estadual nº 2.842, a Comag. Em 1971, mais um importante passo foi dado nessa história. O Governo Federal instituiu o Plano Nacional de Saneamento (Planasa), estabelecendo as metas a ser alcançadas pelo país no setor de saneamento. A partir daí, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Belo Horizonte (Demae), responsável pela prestação desses serviços na cidade de Belo Horizonte, incorporou-se à Comag. Essa fusão e as mudanças introduzidas pelo Planasa, especialmente o incremento do suporte técnico-financeiro ao trabalho desenvolvido pelas companhias estaduais de saneamento, trouxeram significativo impulso ao crescimento da Companhia. Com isso, a Comag começou a passar por uma série de modificações para se ajustar às necessidades da política de saneamento básico do estado de Minas Gerais, entre elas, a alteração de seu nome para Copasa MG, por meio da Lei nº 6.475/1974.

Atualmente, a Copasa é uma empresa pública, de capital aberto, regulamentada pela Lei das Sociedades Anônimas, de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (Sedru). Atua como concessionária do setor de saneamento, desenvolvendo atividades que compreendem os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compreendendo desde as atividades de planejamento e elaboração de projetos até sua execução, ampliação, remodelagem e exploração dos serviços de saneamento.

(GRI 2.1/GRI 2.2/GRI 2.5)

Em 2006, a Companhia fez sua oferta inicial de ações (Initial Public Offering – IPO), ingressando no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Em abril de 2008, foi feita a oferta secundária de ações em sua totalidade por parte da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e parcialmente pelo estado de Minas Gerais, que manteve o controle acionário.

Em 2007, visando a reforçar a presença no mercado e aproveitar oportunidades de negócios, foram criadas três Subsidiárias integrais: Copasa Águas Minerais de Minas, Copasa Serviços de Irrigação e Copanor.

(GRI 2.2/GRI 2.3)

Em 5 de julho de 2013, a Companhia completou 50 anos de existência, sendo reconhecida como referência em excelência empresarial em seu setor de atuação, cumprindo o seu papel de contribuir para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais e para a qualidade de vida dos mineiros. No ano do cinquentenário da Copasa, para alavancar ainda mais o setor de saneamento, o governo de Minas Gerais lançou o maior programa de saneamento da história do estado, o Água da Gente, garantindo investimentos em obras de melhorias e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo o tratamento do esgoto.

O programa vai impactar diretamente na qualidade de vida e na melhoria da infraestrutura urbana das cidades atendidas pela Copasa, além de ajudar a recuperar e proteger os principais rios de Minas, com a ampliação dos programas de coleta e tratamento de esgotos.

Estrutura Organizacional da Copasa

(GRI 2.3)

Subsidiárias

Copanor

A Copanor é a concessionária para a prestação de serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, com tarifa reduzida em localidades com baixo IDH e população entre 200 e cinco mil habitantes na região das bacias dos rios Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Buranhém, Itanhém e Jucuruçu, todas situadas na região norte e nordeste do estado de Minas Gerais, sendo responsável pela execução do Projeto Estruturador do Governo do Estado de Minas Gerais – Vida no Vale.

(GRI SO5)

Com recursos oriundos do Governo do Estado de Minas Gerais, a Subsidiária mantém estruturas tecnológica e organizacional que permitem o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais na prestação de serviços de saneamento, possibilitando manter um modelo tarifário compatível com a realidade socioeconômica da região, sem comprometer a qualidade dos serviços. De acordo com o relatório Estudos e Modelos de Saneamento Rural, elaborado pelo Banco Mundial, a experiência da Copanor foi uma das escolhidas como modelo de implantação e de gestão de serviços de saneamento em comunidades isoladas no Brasil.

Em dezembro de 2013, havia um total de 198 localidades atendidas com sistemas de abastecimento de água implantados, beneficiando 283 mil pessoas, e 61 localidades com sistemas de esgotamento sanitário, favorecendo 118 mil pessoas. Além disso, 886 famílias foram contempladas com a implantação de módulos sanitários com banheiro, tanque, chuveiro e pia em suas residências. Dos 92 municípios que fazem parte da área de abrangência da Copanor, até dezembro de 2013, 88 já estavam com a lei autorizadora aprovada e os contratos de programa assinados pelos prefeitos, permitindo a transferência dos serviços da prefeitura municipal para a Copanor.

Em sua primeira etapa de implantação, que corresponde à região dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Buranhém, Itanhém e Jucuruçu, serão atendidas, até 2016, 463 localidades com população entre 200 e cinco mil habitantes, beneficiando 400 mil pessoas. Encontram-se em andamento as obras de implantação ou adequação da infraestrutura em mais de 150 localidades e já estão concluídos, ou em fase final de aprovação, mais de 110 projetos de água e/ou esgoto, cujas obras estão previstas para serem contratadas nos próximos anos.

De 2007 até dezembro de 2013, foi investido pelo governo do estado por meio da Copanor, com recursos do Tesouro Estadual, o montante de R$ 423 milhões em obras de saneamento, equipamentos, materiais e serviços.

Copasa Águas Minerais de Minas

A Subsidiária Copasa Águas Minerais de Minas foi criada pelo governo de Minas para promover o retorno da produção, distribuição e comercialização das águas minerais das fontes das cidades de Caxambu, Cambuquira e Lambari, no Circuito das Águas de Minas Gerais, e também das fontes de Araxá.

A Caxambu foi a primeira água mineral a voltar ao mercado por meio da Subsidiária da Copasa, em 2008. A água mineral Cambuquira retornou ao mercado em 2011. A Araxá retornou ao mercado em 2012. Após concluir o processo de adequação para atendimento às determinações dos órgãos reguladores, conforme informado no Relatório de Sustentabilidade de 2012, a Lambari voltou às gôndolas em 2013, com a conclusão da reforma da fábrica e a adequação às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento Nacional de Produção Mineral.

Desde sua criação, a Subsidiária gerou aproximadamente 850 empregos diretos e indiretos. Em 2013, obteve um crescimento de sua área de atuação com a inclusão de novos distribuidores, estando presente, além de Minas Gerais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Ceará, Paraná e Santa Catarina, sendo envasados nessas unidades 3,1 milhões de litros de água mineral.

As marcas Cambuquira e Caxambu foram as águas oficiais da 11ª edição do Madrid Fusion, importante evento da gastronomia mundial realizado anualmente desde 2002. A 11ª edição aconteceu no mês de janeiro de 2013, na capital espanhola, tendo como tema a culinária do estado de Minas Gerais.

Copasa Serviços de Irrigação

A Copasa Serviços de Irrigação iniciou suas atividades em março de 2008 e, desde então, foram realizados investimentos no montante de 7,5 milhões com recursos do Tesouro do Estado. Esses investimentos destinaram-se à adequação da infraestrutura operacional e aquisição de veículos e equipamentos para a Etapa II do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba.

No início de 2013, o governo do estado decidiu pela transferência da gestão do Sistema de Irrigação da Etapa II do Jaíba para a Associação dos Irrigantes do Jaíba II (DIJ II), com base no Decreto Estadual nº 46.080, de 12/ de novembro de 2012. Em decorrência dessa mudança, a Subsidiária encontra-se em processo de liquidação.

A Copasa em 2013

(GRI 2.8 /GRI 2.9)

A Copasa terminou o ano com o fornecimento de água tratada para 14,6 milhões de pessoas no estado de Minas Gerais, tendo sido efetuadas 136 mil novas ligações de água e implantados 1.756 km de novas redes de distribuição, perfazendo um total de 46.620 km. Ainda, ampliou o atendimento com serviços de esgotamento sanitário, passando a atender a 223 municípios mineiros, beneficiando 9,3 milhões de pessoas. O volume de esgoto tratado foi de 237,3 milhões de metros cúbicos, o que representa mais de 12% acima do registrado em 2012. Esse incremento se deve ao início de operação de 19 novas ETEs.

Regulação do setor

A regulação dos serviços públicos de saneamento básico objetiva garantir o equilíbrio entre as necessidades dos usuários (por modicidade tarifária, serviços de qualidade e em quantidade adequada), dos prestadores de serviços (por sustentabilidade econômica e financeira) e dos investidores (por remuneração adequada dos investimentos). Em atendimento à Lei Federal nº 11.445/2007, a Lei Estadual nº 18.309, que estabelece as normas relativas aos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, criou a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), autarquia especial vinculada à Sedru.

Seguem algumas publicações da ARSAE-MG em 2013:

Em 2013, a ARSAE-MG realizou 56 fiscalizações econômicas, técnicas e comerciais para verificação e avaliação da qualidade dos serviços prestados pela Copasa.

Participação da Copasa no Estado de Minas Gerais1

Concessões dos serviços de água e esgoto

Cumprindo sua missão institucional de ser um agente do desenvolvimento econômico e social do estado de Minas Gerais, em 2013, a Copasa ampliou e assegurou o atendimento nas áreas onde já atuava e também expandiu seu mercado, assinando novas concessões para a prestação de serviços de esgotamento sanitário em diversas sedes municipais.

Foram renovadas as concessões para a prestação de serviços de abastecimento de água em 12 sedes municipais: Astolfo Dutra, Camacho, Divisa Alegre, Florestal, Itamonte, Itapeva, Lagoa Grande, Marilac, Moeda, Nova Módica, Nova Resende e Santa Juliana. Ainda no exercício de 2013, a Subsidiária Copanor assumiu novas concessões para prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em sedes municipais e em diversas vilas e povoados. De forma consolidada, a Copasa chegou ao final de 2013 como concessionária para prestação de serviços de água em 626 municípios e de esgotamento sanitário em 283 municípios, conforme quadro a seguir:

Nota: 1 Os municípios que ainda não entraram em operação estão em obras e/ou estágio final de investimento.

Cooperação técnica

Visando a expandir seu mercado de atuação, a Copasa desenvolve atividades de cooperação técnica com municípios, companhias de saneamento e entidades do setores público e privado, no Brasil e no exterior. Essas atividades são desempenhadas na forma de visita técnica, assistência técnica ou consultoria, recebendo uma modelagem adequada ao negócio.

Em 2013, além de receber equipes de diversas instituições e delegações de países como Inglaterra, Etiópia, Moçambique e Marrocos, com objetivo de benchmarking, treinamento em serviço ou identificação de futuros parceiros, a Copasa atendeu a demandas de empresas, tais como: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Companhia Vale do Rio Doce (Vale S.A.), Saneamento de Goiás (Saneago), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE Volta Redonda) e Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae Ouro Preto). Seguem alguns detalhes dessas atividades:

Missão britânica: a UK Trade & Investment (UKTI), departamento comercial do governo britânico, organizou a visita de uma missão britânica de tecnologias para gerenciamento de água e de resíduos sólidos, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2013. Essa delegação, liderada pelo ministro Richard Benyon, responsável pela pasta de Meio Ambiente, Água e Assuntos Rurais do governo britânico, escolheu duas empresas de saneamento brasileiras a ser visitadas, sendo uma delas a Copasa, que apresentou aos empresários britânicos uma visão institucional da Empresa, seu plano de investimentos e o estágio de desenvolvimento tecnológico. A visita foi encerrada com a expectativa de se estimular o intercâmbio tecnológico entre as partes.

Delegação etíope: estimulado pelo Banco Mundial, o diretor do Departamento de Água e Esgoto da empresa Morrison Hershfield L'international Inc. (Canadá), Sr. George Douglas McRae, organizou a visita à Copasa de uma comitiva formada por técnicos e políticos, todos envolvidos num projeto piloto de sistema de esgotamento sanitário naquele país. A delegação etíope foi formada pelo prefeito de Addis Abeba, capital da Etiópia, e pela equipe técnica da Addis Abeba Water and Sanitation Development and Rehabilitation Project Office (Etiópia), totalizando sete pessoas. Na visita, foram apresentadas aos etíopes as estruturas institucional e física da Empresa, com foco na infraestrutura de esgotamento sanitário na cidade de Belo Horizonte, com visitas técnicas às ETEs Arrudas (Cogeração) e Onça.

Delegação do governo de Moçambique: o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG), formalizou um convênio de cooperação técnica com o governo de Moçambique, visando à capacitação técnica e treinamento das equipes envolvidas nas atividades de especificação, aquisição e implementação de rotinas de controle de insumos. No que diz respeito a materiais para saneamento (aquisição de produtos químicos para tratamento, equipamentos como bombas, válvulas, tubos e conexões para coleta e transporte de água e esgoto, entre outros), a Copasa foi escolhida para receber as equipes e proceder ao treinamento in loco. Esse treinamento, visando ao aprendizado sobre macrofluxo de compras, especificação, catalogação de materiais e governança de catálogo, envolveu a equipe de suprimentos da Copasa e foi realizado em três etapas durante o mês de novembro de 2013.

Ministério da Fazenda: visando a subsidiar o programa de modernização da gestão do Ministério da Fazenda, o coordenador de Gestão Coorporativa da Secretaria de Política Econômica solicitou visita de benchmarking à Copasa, motivado pela premiação recebida pela Empresa, apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, pelo Guia Você S/A. A agenda da cooperação técnica foi focada na política de gestão de pessoas, detalhando os aspectos destacados pela equipe do Ministério da Fazenda como de grande importância para o aprimoramento do seu processo de gestão.

Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS): ciente da necessidade de mudar o processo de gestão de pessoas no âmbito dos órgãos estaduais, gerando retornos como melhoria do clima organizacional, melhoria na produtividade, redução do absenteísmo e afastamento por doenças, a SEDS solicitou visita técnica à Copasa objetivando conhecer os programas adotados pela Empresa. Coube à Companhia, que já pratica programas de grande alcance entre os empregados, fazer o repasse das metodologias adotadas à equipe responsável pelos recursos humanos da SEDS.

Modelagem de oportunidades de negócios

A Copasa vem desenvolvendo atividades de prospecção e modelagem de oportunidades de negócios desde 2011, buscando a expansão do mercado de atuação e o fortalecimento da imagem da Empresa. Em 2013, foram estruturadas as seguintes parcerias:

Foz do Brasil: a Copasa é parceira da Foz do Brasil, com participação minoritária de 15,5% das ações em um negócio modelado para assumir o projeto, a construção e a operação (que será transferida após 17 anos) dos sistemas de tratamento de água e efluentes, da distribuição de energia elétrica e da coleta e disposição final dos resíduos sólidos da Siderúrgica Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, no município de Jeceaba.

Parceria público-privada – sistema produtor de água do Rio Manso: parceria público-privada na modalidade de concessão administrativa para a ampliação, manutenção e operação compartilhada do sistema produtor de água do Rio Manso, um dos responsáveis pelo abastecimento de água do sistema integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliando sua capacidade de produção em mais 1,8 m³/s. O prazo total da concessão administrativa será de 15 anos, envolvendo investimentos em obras civis, equipamentos e projetos, no montante aproximado de R$ 500,6 milhões, necessários para a disponibilização de toda a infraestrutura. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Construtora Norberto Odebrecht.

Parceria público-privada – esgotamento sanitário do município de Divinópolis: parceria público-privada na modalidade de concessão administrativa para a implantação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário do município de Divinópolis, visando ao atendimento do contrato de programa firmado com a prefeitura municipal. O prazo total da concessão administrativa será de 27 anos, envolvendo investimentos em obras civis, equipamentos e projetos, no montante aproximado de R$ 202,5 milhões, necessários para a disponibilização de infraestrutura de transporte e tratamento dos esgotos nas bacias dos rios Itapecerica, Pará e Ermida. A parceria tem como objetivo principal a ampliação do atendimento da coleta e tratamento de esgoto para um percentual próximo a 95% da população até o ano de 2022. A previsão de publicação do edital de licitação é de ocorrer no primeiro semestre de 2014.

Para 2014, estão previstas novas parcerias com a iniciativa privada, buscando a diversificação do mercado de atuação da Empresa, que pretende atuar em segmentos como o reuso de efluentes de ETEs para fins industriais, o tratamento de efluentes industriais, bem como a obtenção de concessões estratégicas em Minas Gerais e fora do estado.

Prêmios e Reconhecimentos

(GRI 2.10)

Câmara Brasil-Alemanha: o sistema de cogeração de energia e aproveitamento do biogás da ETE Arrudas foi reconhecido com o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013, concedido pela Câmara Brasil-Alemanha. Esse sistema tem como objetivo evitar que gases poluentes sejam eliminados no meio ambiente, bem como proporcionar o aproveitamento do gás que é liberado durante o processo de tratamento do esgoto.

Época Negócios 360º: após um minucioso e inédito levantamento sobre as principais dimensões da administração das empresas no Brasil, o Anuário Época Negócios 360º premiou a Copasa, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa do Setor de Água e Saneamento. Elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral e a Boa Vista Serviços, o anuário contemplou seis quesitos: desempenho financeiro; governança corporativa; inovação; visão de futuro; práticas de recursos humanos; e responsabilidade socioambiental.

Inovação na gestão do saneamento: a Copasa teve a prática de gestão compartilhada, desenvolvida no Departamento Operacional Norte, com sede no município de Montes Claros, reconhecida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, no X Seminário de Inovação na Gestão do Saneamento, realizado em Curitiba, em novembro de 2013. Referida prática objetiva o alcance de resultados, por meio de atuação estratégica de grupos de trabalho, fomentando a disseminação e a melhoria das melhores práticas de gestão.

Mercado Comum: a Copasa foi classificada entre as 50 melhores e maiores empresas do estado de Minas Gerais, na categoria Expressão, e nono lugar na categoria Excelência, no XV Prêmio Minas Desempenho Empresarial 2012/2013, promovido pela revista Mercado Comum. Foram avaliados critérios relacionados ao desempenho econômico-financeiro, como crescimento das receitas operacionais, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, liderança setorial, número de empregados, patrimônio líquido, entre outros.

Negócios da Comunicação: em uma eleição promovida pela revista Negócios da Comunicação, a Copasa foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas, na categoria Saneamento. O prêmio baseia-se em uma pesquisa feita com 25 mil jornalistas de todo o país, que elegem três empresas por setor de atuação.

PNQS: a Diretoria de Operação Metropolitana (DMT) obteve o reconhecimento máximo na edição do PNQS 2013 – o Troféu Quíron Diamante – Nível IV – 1.000 pontos. A DMT foi a maior unidade a ser reconhecida na mais importante premiação do setor de saneamento na América Latina. Esse prêmio estimula empresas do setor a investir em práticas gerenciais voltadas à competitividade e sustentabilidade. Seu principal objetivo é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pela prestação dos serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos.

Sustentabilidade empresarial: pelo quarto ano consecutivo, a Copasa compõe a carteira do ISE da BM&FBOVESPA. Esse índice objetiva refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade, diferenciando-as em termos de qualidade, compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência, natureza do produto, além do desempenho nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudanças climáticas.

Valor Econômico: o Prêmio Valor 1000 elegeu a Copasa como a melhor empresa de saneamento do Brasil. Promovido pelo jornal Valor Econômico, na 13ª edição do anuário, foram avaliados os resultados obtidos em termos de receita líquida, crescimento sustentável e geração de valor, além de gestão eficiente e transparente, práticas de governança corporativa, envolvimento social e respeito ao consumidor e ao meio ambiente.

Você S/A: a Copasa foi contemplada em virtude de suas políticas de recursos humanos e está entre "As Melhores Empresas para Você Trabalhar". O prêmio, concedido pela revista Você S/A, na 17ª edição traz as 150 empresas que mais investem na satisfação e na motivação dos empregados. A Copasa integrou a lista na categoria Instituições Públicas. O prêmio é um dos mais conceituados do país e seleciona as empresas pela excelência no ambiente de trabalho, com base na avaliação dos próprios empregados, cuja opinião sobre diversos assuntos relacionados à atuação em recursos humanos impacta, de maneira diferenciada, no resultado.

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