A política de gestão de recursos humanos da Copasa preconiza a promoção do tratamento justo, ético, isonômico e democrático aos empregados, buscando compatibilizar as expectativas e interesses entre eles e a Companhia. A Empresa busca conhecer as expectativas e necessidades dos empregados, sobretudo, por meio da realização, a cada dois anos, da pesquisa de clima organizacional, utilizando o indicador Clima Organizacional (CLOG) como referencial de gestão. A análise do resultado subsidia o planejamento de ações visando a manter a qualidade e a harmonia no ambiente de trabalho e a melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos empregados. A pesquisa realizada em 2012 demonstrou um índice de favorabilidade de 75,7% e evidenciou o sentimento de importância e o orgulho de trabalhar na Companhia. O resultado apurado foi superior à média de mercado de 66,4%, apurada em pesquisa realizada no mesmo período com 20 empresas mineiras de médio e grande porte. Em 2013, com base na pesquisa realizada no ano anterior, todas as unidades da Empresa desenvolveram ações visando à melhoria das oportunidades apontadas. As necessidades levantadas também foram tratadas no processo de revisão do planejamento estratégico, que contemplou iniciativas relativas à adequação de algumas políticas de recursos humanos.
Também em 2013, buscando referenciais externos a respeito das políticas e práticas de gestão de pessoas, a Copasa participou da pesquisa Melhores Empresas para Você Trabalhar, conduzida pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O resultado, divulgado no Guia 2013 Você S/A, apontou a Copasa como uma das cinco instituições públicas modelos em gestão de pessoas em todo o Brasil.
Em 2014, a Empresa realizará novamente, com todos os empregados, pesquisa interna de clima e continuará participando de pesquisas externas, de forma a se comparar com o mercado, promover melhorias e elevar seus índices de produtividade.
Nota: 1 Este número inclui os 335 empregados aposentados desligados por meio do Programa de Desligamento Voluntário (PDV).
Na Copasa, as pessoas são recrutadas, selecionadas e contratadas de acordo com critérios estabelecidos na legislação vigente. Para garantir igualdade de oportunidades, imparcialidade e justiça, a Companhia estimula práticas inclusivas, como nos processos seletivos internos para cargos de confiança e para cargos efetivos, que preveem, em caso de empate na pontuação final, preferência para as candidatas do sexo feminino e para as(os) candidatas(os) negras(os), nessa ordem. Os editais de concurso público preveem 10% dos postos de trabalho vagos de cada cargo para admissão de pessoas com necessidades especiais e a Empresa tem buscado adequar suas dependências com elevadores especiais, rampas de acesso e banheiros próprios.
A Companhia promove o respeito à diversidade religiosa, permitindo a realização de missas, cultos e outros eventos em seus espaços internos. A comemoração do Dia Internacional da Mulher é um evento de significância no calendário da Copasa, que oferece diversificada programação cultural e artística às empregadas, promovida com o apoio da Aeco.
Desde 2003, os empregados homossexuais podem incluir seus companheiros de mesmo sexo como dependentes na Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa (Copass Saúde), tendo a Companhia se antecipado à implantação da Súmula Normativa nº 12/2010 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Nota: * Salário-mínimo vigente em dezembro de 2013.
Nota: 1 A classificação dos empregados por raça é realizada por autodeclaração. ² De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pardos configuram um dos cinco grupos de "cor ou raça" que compõem a população brasileira, junto a brancos, pretos, amarelos e indígenas. O termo 'pardo' é o mais comumente usado para referir-se a brasileiros mestiços, ou seja, indivíduos com as mais variadas ascendências raciais.
Notas: * Salário Mínimo vigente em dezembro de 2013 (SMs)
Em 2013, o salário mais baixo da Copasa atingiu, a partir da data-base da categoria (maio), um valor 62% maior que o salário-mínimo nacional, sendo que apenas 6,8% dos empregados da Companhia estão enquadrados nesse grupo.
A gestão de recursos humanos se baseia nas práticas que asseguram a não discriminação e a igualdade de oportunidades para todos, possibilitando o crescimento profissional dos empregados e estimulando a inclusão de minorias.
Por ser uma empresa estatal, de economia mista, cujo principal acionista é o Governo do Estado de Minas Gerais, a seleção e a contratação de empregados para provimento de vagas dos cargos efetivos são realizadas, obrigatoriamente, por meio de concursos públicos, atendendo à Constituição Federal, cujos editais são amplamente divulgados na imprensa e na internet. A Empresa também pode absorver pessoal de sistemas operacionais assumidos, além de conceder estágios e contratar aprendizes, conforme descrito a seguir:
Concurso público: processo seletivo por meio do qual a Companhia recruta, seleciona e contrata pessoas, tendo como objetivos principais atender às necessidades de mão de obra e gerar cadastro de reserva para preenchimento de vagas. Por meio de edital específico, divulgado amplamente, são oferecidas vagas para todas as regiões de atuação da Copasa no estado de Minas Gerais, com a previsão, inclusive, de cotas para contratação de pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento à lei específica.
Absorção de pessoal: na assunção de sistemas operacionais, por meio do contrato de programa firmado com as prefeituras municipais, poderá ocorrer a absorção de pessoal dessas instituições, desde que os empregados estejam trabalhando na atividade de saneamento básico, sejam concursados e atendam aos requisitos exigidos pela Companhia. A absorção deve ocorrer no prazo máximo de seis meses após o início de operação. No ano de 2013, foram absorvidos 22 empregados das prefeituras.
Programa de estágio: concebido com o objetivo de contribuir para a formação profissional de estudantes de nível universitário e técnico, em 2013 ofereceu oportunidades para 232 estudantes, que realizaram estágio nas várias unidades da Empresa. O programa também oferece oportunidade de estágio aos empregados estudantes. Em 2013, 135 empregados estagiaram na própria Companhia.
Contratação de aprendizes: a Copasa admite aprendizes, concedendo-lhes um aporte financeiro de meio salário-mínimo, além de encargos (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS) e vale-transporte. Em 2013, por meio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Copasa contratou 226 jovens aprendizes com idade entre 16 e 24 anos. São oferecidos cursos de aprendizagem em processos administrativos. Os aprendizes, após concluírem a parte teórica no Senai, desenvolvem atividades práticas na Empresa, permitindo o seu desenvolvimento profissional. Nesse período, os jovens recebem acompanhamento de seus tutores e da unidade de recursos humanos.
Internamente, os empregados podem participar de processos seletivos para cargos efetivos e para cargos de confiança, desde que cumpram os requisitos solicitados nos editais amplamente divulgados em toda a Empresa, inclusive na intranet e nos quadros de aviso, conforme descrito a seguir:
Processo seletivo interno para cargos de confiança: realizado duas vezes por ano, é o processo pelo qual a Empresa identifica empregados com potencial de liderança para provimento de vagas em cargos de confiança. Os novos gestores da Companhia, em todos os níveis hierárquicos – exceto presidente, diretores e alguns outros cargos estratégicos –, são selecionados por meio de avaliações técnicas e comportamentais, de acordo com regras estabelecidas em regulamento específico, disponível aos empregados. Visando a renovar seu quadro gerencial e manter a competitividade interna, os gerentes que completam seis anos na função também participam do processo seletivo, caso tenham interesse em permanecer no cargo.
Em 2013, 113 empregados inscreveram-se nesse processo seletivo. Como resultado, 36 gerentes foram selecionados. Desse total, 15 novos gerentes assumiram a gerência de uma unidade pela primeira vez, recebendo o apoio do Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento de Novos Gerentes, que promove a adaptação e o desenvolvimento dos empregados selecionados para ocupar cargos gerenciais. Para tanto, prevê: orientação sobre o desempenho no processo seletivo, reuniões de feedback com o superior hierárquico, construção do plano de desenvolvimento individual, grupos de desenvolvimento, ciclo de palestras sobre os processos internos de interesse dos novos gerentes, entrevista de acompanhamento do primeiro semestre no cargo, reuniões de orientação e retorno aos superiores hierárquicos. Em 2013, 5 novos gerentes participaram do programa e, em 2014, 13 novos gerentes iniciarão sua participação.
Seleção interna para cargos efetivos: processo pelo qual a Copasa recruta e seleciona, entre todos os empregados que atendam aos critérios e requisitos estabelecidos no Regulamento do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) e cumpram as etapas classificatórias de análise curricular e entrevista de seleção, aqueles que reúnem os perfis de competências mais apropriados.
Além da contratação e seleção de pessoal, a Copasa possibilita o crescimento profissional dos empregados, por meio das práticas descritas a seguir:
Crescimento profissional: viabilizado com base em avaliações individuais de desempenho aplicadas a partir do momento em que o empregado ingressa em uma especialidade que requeira um período de aprendizagem para alcance da maturidade, experiência e competências individuais e funcionais necessárias. Conforme o resultado obtido, o empregado poderá ter seu crescimento para um nível e/ou faixa imediatamente superior, até alcançar a plenitude de sua faixa salarial na mesma especialidade. Em 2013, foram realizadas 9.984 avaliações de crescimento profissional e 131 para ocupantes de cargo de confiança. Foi também criado um grupo de trabalho interno com o objetivo de desenvolver um sistema integrado de gestão de desempenho, tendo como objetivo mensurar a evolução de desempenho de cada empregado e a eficácia dos treinamentos, além de promover a valorização e o aprimoramento das potencialidades desses empregados.
Progressão funcional: elevação funcional do empregado a uma atividade de maior valoração para provimento de posto de trabalho vago, desde que atenda aos requisitos exigidos e aos critérios estabelecidos no Regulamento do PCCS.
Analista máster e técnico especialista: para sedimentar o aprendizado organizacional, a Copasa mantém essa especialidade de profissionais especializados, com referenciais de excelência técnica, notório saber e reconhecida capacidade técnica para propor soluções referentes às políticas e diretrizes de gestão empresarial e operacional. Em 2013, a Empresa contava com seis analistas máster e um assistente técnico especialista.
Os preceitos da educação corporativa na Copasa buscam fomentar o desenvolvimento das competências individuais necessárias à consolidação da cultura da excelência empresarial e à sustentação da vantagem competitiva da Companhia. Em 2013, foram investidos R$ 1,9 milhão em ações de capacitação e desenvolvimento dos empregados, com a oferta de 40.071 oportunidades de treinamento e 433.864 horas de atividades realizadas.
As necessidades de capacitação e desenvolvimento dos empregados são identificadas por meio do levantamento de necessidades de treinamento, processo realizado anualmente, que abrange todas as unidades organizacionais, contribuindo para a elaboração do programa de educação corporativa, cujo objetivo é assegurar a continuidade da geração, detenção e multiplicação do conhecimento na Copasa. Outra iniciativa para incentivar o crescimento profissional é a ampliação das competências dos empregados e sua participação em cursos técnicos profissionalizantes para agentes de saneamento, com subsídios financeiros de 90%. Em 2013, 178 empregados utilizaram esse subsídio.
A Copasa inclui em suas políticas e procedimentos ações alinhadas ao estabelecido na Declaração de Direitos Humanos, especialmente na capacitação e desenvolvimento, como o direito à educação, segurança, igualdade, isonomia, liberdade, entre outros. Desde o Programa de Integração de Novos Empregados e continuamente em outras oportunidades, são abordados os direitos e deveres dos empregados e o significado do trabalho e disseminado o Código de Ética. Em 2013, foram oferecidas 15.857 oportunidades de treinamento sobre esses temas, perfazendo uma carga horária total de 124.530 horas/homem. Destacam-se, também, as ações de educação ambiental, que buscam conscientizar e despertar, nos públicos interno e externo, os elementos principais para uma cultura de sustentabilidade.
Os mecanismos de remuneração variável buscam promover, valorizar e aprimorar as potencialidades dos empregados, motivando-os para a obtenção de melhores resultados. Nesse sentido, a Copasa utiliza modelos de remuneração variável que premiam o esforço coletivo para atender às metas definidas no planejamento estratégico, conforme descrito a seguir:
Gratificação de desempenho de encarregado de sistema: concedida ao empregado ocupante da especialidade de encarregado de sistema, em função da apuração do desempenho operacional das localidades sob sua responsabilidade.
Gratificação de desempenho gerencial: sistema de avaliação que premia mensalmente os empregados ocupantes de cargo de confiança, em função da apuração do desempenho de sua unidade em relação ao alcance das metas estabelecidas.
Gratificação de desempenho institucional: sistema de avaliação trimestral com relação direta com os objetivos estratégicos da Empresa, que premia mensalmente os empregados de acordo com o resultado obtido por sua unidade de trabalho. Em 2013, o percentual dessa gratificação passou de 15,28 para 16,5% do salário-base do empregado.
Participação nos lucros: consiste na distribuição de parte do lucro líquido anual da Companhia aos empregados, em conformidade com a legislação trabalhista. É calculada de forma linear, sendo o valor igual para todos os empregados, independentemente do nível de remuneração.
As ações relativas à saúde e segurança ocupacional na Copasa são reguladas pela legislação em vigor e por uma cláusula específica de saúde, segurança e medicina do trabalho presente no acordo coletivo de trabalho firmado entre a Companhia e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua MG), o Sindicado dos Administradores no Estado de Minas Gerais (Saemg) e o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge).
Todos os empregados são representados em comitês, comissões ou grupos formais de segurança e saúde, como Comitês de Combate à Dengue, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Mediadores da Saúde, ligados ao Programa de Promoção da Saúde, que abrange o Programa de Atenção à Saúde e Prevenção de AIDS (APA), o Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em Relação ao Álcool e às Drogas (PASA) e outras ações de saúde ocupacional, descritas a seguir.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional formam a base das ações em saúde e segurança ocupacional dos empregados. O primeiro permite identificar e propor soluções para situações do trabalho que possam resultar em prejuízo para a saúde do empregado. O segundo possibilita o acompanhamento da saúde dos empregados por meio de exames admissionais, periódicos, demissionais e outros. Outras ações complementam a estratégia de manutenção da saúde e segurança ocupacional na Copasa:
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa): as 76 Cipas existentes na Companhia prestam apoio aos profissionais da medicina e da segurança no trabalho no que se refere à identificação e ao tratamento dos riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e ergonomia, em atendimento à Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Programa de Combate à Dengue: em 2013, a Copasa deu continuidade às atividades das 52 Comissões Permanentes de Combate a Focos do Mosquito Transmissor da Dengue, formadas por 503 agentes treinados. As Comissões são responsáveis por manter uma vigilância permanente, visando à eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue nos estabelecimentos da Copasa, além de apoiar ações promovidas pelos governos municipal e estadual. Mensalmente, são realizadas reuniões e emitidos relatórios das atividades desenvolvidas, que são repassados ao Governo do Estado de Minas Gerais. Diversos eventos foram realizados nas comunidades, envolvendo apresentações de atores fantasiados de mosquitões e disponibilização de material informativo. Em 2013, a campanha teve o slogan "Prevenção vence a dengue". Para 2014, prevê-se o fortalecimento das ações de vigilância, além de uma atuação de mobilização dos prestadores de serviço.
APA: atua em caráter preventivo, educativo e de assistência ao portador do vírus HIV e ao doente de AIDS. Os trabalhos de prevenção envolvem palestras, distribuição de material educativo e de preservativos nas campanhas anuais, entre outras atividades. Os trabalhos de apoio objetivam proporcionar tratamento para o portador do HIV, que inclui a realização de exames laboratoriais, atendimento psicossocial, médico e odontológico e fornecimento de medicamentos específicos, além de orientação e assistência aos familiares.
PASA: objetiva reduzir as doenças relacionadas com as dependências químicas, o absenteísmo e os acidentes de trabalho. O programa contempla: palestras para os públicos interno e externo sobre a prevenção contra o alcoolismo, tabagismo e outras dependências químicas; e acompanhamento do processo de tratamento – avaliação diagnóstica, projeto individual terapêutico, reuniões dos grupos terapêuticos, orientação e apoio aos familiares dos participantes do programa e atendimentos de urgência. Inclui, também, o tratamento do tabagismo, com fornecimento subsidiado de medicamento, o encaminhamento para consultas e exames médicos específicos e a assistência psicológica durante o período de um ano.
Programa de Reabilitação Profissional: em parceria com o INSS, esse Programa possibilita a movimentação funcional do empregado que apresenta incapacidade para o exercício de sua função original devido a algum problema de saúde ou acidente de trabalho. Em 31 de dezembro de 2013, 26 processos de reabilitação estavam em andamento. Os empregados em processo de reabilitação são acompanhados por médicos e assistentes sociais e realocados em novas funções, nas quais sejam possíveis o aproveitamento e a valorização do seu potencial laborativo.
Grupo de Trabalho em Ergonomia: presta assistência especializada às unidades organizacionais voltada para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e para a identificação de fatores que afetam a saúde, o desempenho e, consequentemente, a produtividade dos empregados. Dessa forma, busca assegurar condições ideais de trabalho, além de desenvolver projetos de ergonomia e subsidiar as unidades em demandas de perícias judiciais.
Programa de Ginástica Laboral: instituído para motivar os empregados a desenvolver de forma efetiva a prática de exercícios específicos e a aplicar outros elementos da ergonomia que produzem efeitos benéficos à saúde dos trabalhadores. São realizadas três sessões diárias na sede da Empresa, conduzidas por profissional da área de fisioterapia, acontecendo em horários e locais diferentes para possibilitar a participação do maior número possível de empregados. Além de Belo Horizonte, o programa é desenvolvido nos municípios de Corinto, Montes Claros e Salinas. A ampliação da abrangência do programa para as demais unidades organizacionais está prevista para 2014, de acordo com a iniciativa de melhoria da qualidade de vida, constante no planejamento estratégico.
Programa de Assistência Especial: destinado a empregados e seus dependentes com necessidades especiais, oferece reembolso de despesas com tratamentos de saúde específicos e atendimento escolar diferenciado. O valor máximo do subsídio é fixado em acordo coletivo de trabalho, revisto anualmente. Em 2013, foram atendidos 307 beneficiários, sendo 92 empregados e 248 dependentes.
Em 2013, foram oferecidas 10.074 oportunidades de treinamento com foco em programas de saúde e segurança no trabalho, totalizando 74.619 horas. Esse valor corresponde a 25% do total de oportunidades de capacitação daquele ano. Entre essas ações, destacam-se: Programa de Capacitação e Desenvolvimento em Saúde e Segurança no Trabalho, que preconiza a capacitação nos conhecimentos básicos de segurança específicos para cada função; Programa de Promoção da Saúde e Bem-Estar, com a capacitação de 265 agentes multiplicadores e carga horária de 2.839 horas; treinamentos em observância às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, focados nas exigências legais para o exercício de determinadas atividades; formação de empregados brigadistas prediais e florestais, esses últimos responsáveis pela proteção das áreas de preservação ambiental da Empresa.
Alguns números retratam os resultados da saúde e segurança ocupacional da Copasa em 2013:
Abaixo quadro com os indicadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Interior do estado de Minas Gerais:
Notas: 1 Esse indicador mede a gravidade dos acidentes com base nos dias de afastamento (dias perdidos). 2 A variação desse valor deve-se à ocorrência de um acidente de veículo com vítima fatal.
O Programa de Benefícios da Copasa obteve um índice de 84% de favorabilidade na última pesquisa de clima organizacional realizada em 2012.
A Companhia promove a melhoria da qualidade de vida de seus empregados, buscando atender aos fatores relativos à saúde, lazer, assistência social e financeira. Para tanto, uma das iniciativas corresponde aos benefícios oferecidos aos seus empregados, independentemente do regime de contratação (prazo determinado ou indeterminado) ou carga horária: assistência médica e odontológica, assistência especial, seguro de vida em grupo, auxílio-educação, auxílio-educação especial, auxílio-funeral, vale-transporte, tíquete-refeição/alimentação, cesta básica, cesta de Natal, lanche padrão, auxílio-creche e auxílio-moradia.
Acompanhamento psicossocial: com o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar pessoal e do desempenho profissional dos empregados, a Empresa mantém uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que acompanham e orientam os empregados e seus familiares que estejam vivenciando situações adversas. Em 2012, foi desenvolvido um plano de ação específico para melhoria das condições de trabalho dos empregados que atuam em locais isolados, cuja implantação aconteceu no decorrer de 2013. Entre as ações realizadas, destacam-se a disponibilização de celulares, melhorias na estrutura física dos postos de trabalho, treinamentos específicos para os empregados, aumento da frequência de contatos e visitas dos superiores. Dando continuidade ao monitoramento do plano de ação, foram também realizadas novas pesquisas com os empregados e suas unidades, que comprovaram os resultados positivos das ações implantadas.
Aeco: criada com o objetivo de prestar assistência aos empregados da Copasa, visa a promoção do esporte, lazer, cultura, saúde e bem-estar social de seus associados e dependentes. Para tanto, oferece benefícios aos associados por meio de rede de estabelecimentos credenciados, como ópticas, farmácias, livrarias etc. Realiza promoções, como a distribuição gratuita anual de kits escolares para estudantes, filhos de empregados. Mantém quatro clubes sociais, nos quais promove campeonatos de futebol de campo, torneios de truco, dama e outros jogos. Patrocina equipe de ciclismo e atletas de kung fu, judô, taekwondo e jiu jitsu. Apoia o Coral Copasa e a equipe de atletismo da Empresa.
Empresa cidadã: é facultada aos empregados a possibilidade de extensão de algumas faltas legais (casamento e luto de familiares, por exemplo) e abonos que excedem a previsão legal, como aniversário e assistência a parente enfermo. A Companhia concede o acréscimo de 60 dias na licença-maternidade, nos termos da Lei nº 11.770/2008.
Festa 25 anos: a Copasa homenageia, anualmente, os empregados que completam 25 anos de serviços prestados à Empresa. Em 2013, foram 617 profissionais contemplados, que contribuíram com esforço e dedicação para a melhoria da qualidade de vida de milhões de mineiros.
Programa de Apoio à Família e ao Adolescente: objetiva promover a saúde do adolescente, proporcionando aos pais um espaço de discussão para melhor compreensão do processo vivenciado por seus filhos, melhorando as relações familiares e profissionais. Em parceira com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Escola de Saúde de Minas Gerais, realiza o atendimento aos adolescentes, dentro do contexto da família, incluindo a discussão sobre saúde e temas próprios da adolescência. O trabalho é realizado por meio do atendimento médico e da promoção de atividades educativas, como oficinas, palestras e reuniões entre pais e filhos. Em 2013, foram realizados 233 atendimentos, incluindo avaliações médicas, atendimentos clínicos e acompanhamentos, palestras ministradas para grupos de pais e de adolescentes e atendimentos em grupo.
Programa de Planejamento Financeiro Familiar: objetiva contribuir para a redução do índice de endividamento e incentivar a poupança, por meio da orientação para o planejamento financeiro familiar, visando à melhoria da qualidade de vida dos empregados. Em 2013, o programa contemplou 342 pessoas, entre empregados, dependentes e público externo, por meio de palestras e atendimentos individualizados.
Programa de Preparação para a Aposentadoria: objetiva preparar o empregado para a aposentadoria, ajudando-o a estabelecer um projeto de vida produtiva fora do ambiente da Empresa, com realização pessoal, bem-estar físico e emocional e qualidade de vida, incentivando-o a encarar essa nova fase da vida como mais uma etapa de crescimento e aprendizado. Em 2013, foram realizados seis seminários, com participação de 88 empregados e 65 acompanhantes, estando previsto para 2014 o mesmo número de seminários.
Outro fator que garante tranquilidade para o empregado é a Fundação de Seguridade do Estado de Minas Gerais (Fundação Libertas), entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, patrocinada por empresas que operam em diversos setores. A Fundação tem como foco a concessão de benefícios previdenciais aos seus participantes e grupos familiares vinculados às patrocinadoras e assegura a suplementação de aposentadorias concedidas pelo INSS.
A Copasa mantém o Programa de Desligamento Voluntário de Empregados Aposentados e/ou em Condições de se Aposentar, que garante a rescisão do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa, com todos os direitos previstos nessa modalidade, além de oferecer ao empregado a prerrogativa da utilização vitalícia do plano de saúde e seguro de vida em grupo, sem ônus para a Empresa. Em 2013, foram realizados 335 desligamentos de empregados.
Os empregados são representados, principalmente, por três entidades: Sindágua MG, Saemg e Senge. Por reconhecer sua representatividade, a Companhia mantém um relacionamento profissional harmonioso com os sindicatos, zelando permanentemente pelo cumprimento dos acordos coletivos de trabalho celebrados. Todos os empregados gozam dos benefícios previstos nesses acordos, mesmo aqueles que não são filiados aos sindicatos.
A cada ano, por ocasião da data-base da Copasa (mês de maio), é constituída uma comissão com representantes de todas as diretorias para conduzir, com os sindicatos, o processo de discussão e negociação da pauta de reivindicações apresentada. O último acordo coletivo de trabalho foi firmado em 10 de julho de 2013, vigorando retroativamente de 1º de maio de 2013 a 30 de abril de 2014.
Para tratar dos assuntos rotineiros apresentados pelos sindicatos, a Companhia mantém um diálogo constante com os representantes sindicais, assegurando a comunicação efetiva com as entidades representativas dos empregados. Durante o ano de 2013, não foram verificadas situações nas quais esse direito de liberdade de associação e negociação tenha sofrido risco.
O conhecimento e experiência do corpo técnico são diferenciais competitivos da Companhia, que incentiva ações para preservar a informação e o conhecimento técnico e operacional de seus empregados, tais como:
Biblioteca corporativa: o abrangente acervo, composto por aproximadamente 39 mil registros, possibilita aos empregados a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, estimulando o autodesenvolvimento. A biblioteca da Copasa tem se firmado como referência municipal e estadual para pesquisas, especialmente aquelas referentes à engenharia sanitária, ciências do ambiente e assuntos afins.
Prêmio Copasa de Tecnologia & Inovação: busca consolidar os objetivos estratégicos da organização, por intermédio do envolvimento, participação e comprometimento dos empregados na busca de maior eficiência e produtividade. O projeto se baseia na inovação tecnológica e na melhoria de todos os métodos e processos de trabalho, favorecendo a obtenção de melhores resultados e de melhor atendimento a clientes e investidores. O interesse, por parte dos empregados, em participar do projeto tem superado as expectativas iniciais quando do lançamento dessa premiação. Em 2013, foram apresentadas inúmeras propostas, as quais foram avaliadas do ponto de vista técnico por especialistas na matéria. O resultado será divulgado em fevereiro de 2014.
Programa Trainee: seleciona, anualmente, de acordo com as regras estabelecidas em regulamento específico, os profissionais com maior potencial para aproveitamento e aprendizado. Em 2013, 14 empregados aprovados em processo seletivo tiveram a oportunidade de ampliar a visão sistêmica dos processos organizacionais da Copasa e de seu modelo de gestão, além de desenvolver as competências de orientação ao negócio e a ampliação do foco corporativo.
Sistema de apoio ao desenvolvimento da gestão empresarial: permite a gestão das práticas gerenciais de acordo com os critérios que avaliam a adoção dos fundamentos da excelência, estabelecidos na metodologia do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, além de possibilitar a previsibilidade das práticas de gestão, visando a assegurar a estabilidade dos resultados.
A Copasa dispõe de uma Comissão Interna de Normalização Técnica, que coordena a participação corporativa nas Comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em 2013, evidenciou-se a participação da Empresa nas discussões referentes a tubos de ferro fundido dúctil e normas de projetos de saneamento básico; na coordenação de revisão de normas técnicas relativas a estruturas de concreto para saneamento, escoramento de valas, projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário de loteamento e conjuntos habitacionais; na revisão da especificação técnica da tampa de concreto (DN 600) e dos padrões múltiplos da medição individualizada; e no grupo de trabalho interno para avaliar a utilização de materiais de redes e interceptores de esgoto.
A Copasa também teve representantes em grupos de trabalho da Comissão de Estudo da ABNT e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na revisão e/ou elaboração de normas técnicas e portarias. Por exemplo: CE-02:111.02 – Comissão de estudo de sistemas de adução e distribuição de água – tubos e conexões de PVC – NBR 5647-1-5; CE-02:143.25 – Comissão de estudos de tubos e conexões de ferro fundido dúctil – NBR 7675; CE-177:002.02 – Comissão de estudo de tubos de poliolefinas – NBR 15551.
Também ocorreu a apresentação de trabalhos técnicos, por meio de representantes da Companhia, em evento realizado em Goiânia em 2013, tais como: Reuso agrícola de águas residuárias da ETE de Janaúba/MG; O tamanho da amostra num plano de amostragem para o controle da qualidade da água em rede de distribuição; Um olhar estatístico sobre a realidade atual no Brasil; Portaria nº 2914 – estudo de caso: Belo Horizonte. Destaca-se, ainda, a participação no 24º Encontro Técnico da Associação dos Engenheiros da Sabesp (Aesabesp) – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, com a apresentação do trabalho Levantamento do comportamento energético.
Na atuação da Copasa no que se refere à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, destacam-se a prospecção e inovação tecnológica, que visam, primordialmente, mediante celebração de convênios de cooperação técnica, à realização de testes voltados a comprovar a qualidade e operacionalidade de produtos que possam vir a ser utilizados pela Empresa, tendo como foco a racionalização de processos, métodos e recursos utilizados, buscando a constante melhoria dos serviços prestados.
Entre as tecnologias prospectadas e implantadas em 2013, destacam-se: a bomba anfíbia, utilizada para captação de água bruta no município de Cataguases; e a tubulação flexível para poços profundos, testada no município de Patos de Minas e implantada em diversos sistemas operacionais das regiões oeste e norte do estado de Minas Gerais.
Também merecem destaque: o Projeto de Fertirrigação, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, que se refere ao reuso de efluente tratado da ETE do município de Janaúba para fertilização de culturas, como banana-prata e algodão, com redução de 30% no consumo de água e 80% do gasto com adubação; e o Projeto de Redução da Dureza da Água, com a aplicação de gás carbônico, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Ciências Agrárias do Campus Montes Claros.
Em projetos de radiocomunicação, foram investidos mais de R$ 650 mil, com a implantação de sistemas de controle de unidades operacionais via rádio, dos quais se destacam os sistemas implantados em Além Paraíba, Alfenas, Divinópolis, Inhapim, Monte Sião, Pará de Minas, Patos de Minas, Resplendor e Varginha, além da atualização da solução de controle das equipes operacionais do Distrito Norte, localizado no município de Belo Horizonte.
Ainda com relação ao desenvolvimento operacional, salienta-se a aquisição de equipamentos e veículos, incluindo a adaptação de alguns para operações específicas, destinados às atividades do Sistema de Atendimento Integrado (Sati) nas unidades operacionais, visando ao atendimento das demandas de ligações de água e esgoto e manutenções em geral nas respectivas redes. Em 2013, foram investidos aproximadamente R$ 5,7 milhões em ferramental, equipamentos e veículos para novos sistemas em operação e para reposição em outros que já se encontravam em operação. O Sati da unidade operacional do município de Araxá possui certificação ISO 9001:2008, auditada pela BSI, certificação que atesta que os produtos e serviços atendem a rígidos padrões de qualidade e especificações precisas.
O aparelhamento adequado das unidades proporciona agilidade no atendimento às demandas operacionais, impactando na redução de custos, na satisfação dos clientes e na ratificação da qualidade dos serviços prestados. O desempenho desse atendimento operacional na Copasa é acompanhado, entre outras ferramentas, por meio da apuração mensal do indicador de processo Atendimento de Solicitações de Serviço Depois do Prazo.
No desenvolvimento das atividades de marcas e patentes, ocorreu um fato relevante em 2013, que foi a concessão de direitos de industrialização de artefatos patenteados por processos licitatórios. A Copasa possui 18 patentes (entre patentes de invenção e modelos de utilidade), 40 marcas e oito softwares, além de diversos inventos em processo de análise no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O bom relacionamento com seus clientes é uma prioridade para a Copasa, que tem como base a garantia de um serviço de qualidade, aliada à abertura permanente para o diálogo.
Agências de atendimento: 737 locais de atendimento ao público (agência de atendimento, escritório local e unidade operacional) disponibilizados no estado de Minas Gerais.
Central de Relacionamento com o Cliente: atendimento aos clientes, por meio telefônico e virtual, prestando informações e encaminhando suas demandas de serviços para os setores operacional e comercial da Companhia. A Central de Relacionamento com o Cliente disponibiliza alguns canais para o registro das demandas dos clientes: telefone 115, chat, Fale Conosco, além das redes sociais, blog, SMS e e-mail marketing, que são utilizados também para disponibilizar informações sobre intermitências no abastecimento, obras e manutenções nas redes.
Agência virtual: possibilita ao cliente fazer consultas e obter serviços como: alteração de endereço, análise e simulação do cálculo de contas, rede conveniada de bancos e outros agentes autorizados a receber contas, emissão de certidão negativa de débito, consulta de histórico de consumo, contas pagas, pagamento on-line de contas, alteração da data de vencimento da conta, prazos de execução de serviços, religação de água, emissão de segunda via de contas e solicitação de correção de vazamento de água e esgoto.
A concepção dos produtos e serviços da Copasa visa a garantir que sejam adequados para o uso pretendido e não apresentem perigos para a saúde e segurança da sociedade.
Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e serviços, a Copasa mantém um indicador estratégico que avalia o atendimento dos padrões de potabilidade de água determinados pelo Ministério da Saúde nos aspectos de frequência de amostragem, qualidade da água e continuidade no abastecimento. A rede laboratorial da Copasa vem sendo reestruturada desde 2009, com a reforma de laboratórios e a construção de novas unidades, como, por exemplo, o Laboratório Regional Leste, situado no município de Ipatinga. Essa rede subdivide-se em laboratórios central, regionais e distritais, totalizando 29 laboratórios, e centenas de laboratórios locais, os quais estão distribuídos estrategicamente no estado de Minas Gerais, cobrindo as estações de tratamento de água operadas pela Empresa. São realizadas mais de um milhão de análises mensais que comprovam que a água fornecida pela Copasa atende aos requisitos do controle interno de qualidade e à Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório Central, situado em Belo Horizonte, possui certificação ISO 9001:2008, auditada pela SGS ICS Certificadora Ltda. Essa certificação vem sendo revalidada, semestralmente, desde o ano 2000. O Laboratório Central também é acreditado pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e certificado CRL 0474, concedido pelo Inmetro. Esse certificado constitui a expressão formal do reconhecimento da competência técnica da Copasa para realizar ensaios em amostras de água e esgotos.
Nas contas de água, são informados os principais parâmetros: cloro, cor, flúor, coliformes totais, turbidez e Escherichia coli, conforme estabelece a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde. No site da Copasa, www.copasa.com.br/aguadequalidade , são divulgadas informações sobre parâmetros básicos de controle de qualidade da água de cada uma das localidades operadas com o serviço público de abastecimento de água. Também é disponibilizado o Relatório de Qualidade de Água, de periodicidade anual, que contém mais informações sobre a qualidade da água, situações sobre proteção dos mananciais, descrição dos tipos de tratamento empregados e informações gerais sobre a localidade.
A essa qualidade, soma-se a atuação direta da água da Copasa na prevenção contra a cárie dentária, com a adição do flúor no processo de tratamento em todos os sistemas de abastecimento da Empresa, sempre atendendo aos padrões exigidos pela legislação brasileira.
O detalhamento da conta é disponibilizado também para os clientes portadores de deficiência visual, desde que seja de seu interesse.
A rede laboratorial da Copasa está estruturada para realizar o controle das unidades de tratamento de esgoto, que vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Todas as ETEs construídas são dotadas de laboratórios para o controle das análises diárias de rotina. As análises que requerem procedimentos mais complexos são realizadas nos laboratórios regionais.
Para a avaliação da qualidade do esgoto, são realizadas análises visando ao controle dos processos de tratamento e à verificação da eficiência das unidades de tratamento em atendimento à legislação ambiental em vigor (Resoluções Conama nº 357, de 17 de março de 2005, e 430, de 13 de maio de 2011, além da Deliberação Normativa Conjunta Copam/CERH-MG nº 1, de 5 de maio de 2008). Para o atendimento à legislação, o programa de monitoramento de efluentes líquidos, águas superficiais e águas subterrâneas associadas à ETE é estabelecido segundo os critérios da Nota Técnica 002/2005 – DIMOG/DISAN, da FEAM, permitindo a verificação dos impactos ambientais e a efetividade das ações de controle adotadas.
A Copasa dispõe de um laboratório de ensaios metrológicos relativos à hidrometria, coordenado por um corpo técnico diferenciado, responsável pelo desenvolvimento tecnológico e gestão da micro e macromedição da Empresa. Esses processos são de suma importância para o controle e gestão dos medidores instalados no parque da Copasa, bem como para o controle de perdas de água.
Esse laboratório possui certificação específica do Inmetro como posto de ensaio autorizado, sob o número PMG-68, em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Portaria Inmetro nº 066/2000. Essa certificação, publicada por meio da Portaria Inmetro nº 072/2009, comprova e assegura o reconhecimento da capacidade e competência em realizar as atividades metrológicas prescritas para a recuperação, montagem e verificação de hidrômetros. O laboratório é dotado de estrutura moderna, com equipamentos de última geração e processos de controle das atividades e da rastreabilidade dos resultados informatizados, assegurando a qualidade e a confiabilidade dos serviços conforme os padrões de qualidade exigidos.
Com o objetivo de ampliar a atuação do laboratório, garantindo a busca contínua pela melhoria da qualidade metrológica dos hidrômetros utilizados pela Copasa, está em andamento junto ao Inmetro, desde 2012, outro credenciamento para novos métodos de trabalho a ser aplicados no laboratório de hidrometria, assegurando o atendimento aos requisitos definidos pelos regulamentos técnicos metrológicos vigentes. Além disso, está sendo implementando o sistema de gestão da qualidade nos moldes estabelecidos pelos mais rigorosos requisitos técnicos e gerenciais, buscando evidenciar sua competência na execução das atividades e na geração de resultados tecnicamente válidos e reconhecidos pelo Inmetro.
Em dezembro de 2011, em auditoria realizada, o laboratório de hidrometria foi recomendado ao Inmetro para acreditação pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, comprovando, com isso, a padronização e harmonização dos serviços realizados, em nível internacional, aumentando a confiabilidade dos resultados emitidos, bem como confirmando e reconhecendo a competência técnica do laboratório. Também foi acreditado pelo Inmetro, conforme certificado CRL nº 0563, de 17 de agosto de 2012. Em dezembro de 2013, o laboratório foi novamente submetido à auditoria do Inmetro para revalidação do credenciamento concedido, cujo resultado será divulgado em 2014.
Destacamos algumas ações desempenhadas para aprimorar a eficiência técnico-operacional da Companhia:
Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição: instituído em 2004, trata-se de um conjunto de ações voltadas para a gestão do parque de hidrômetros da Copasa. Esse programa contempla a manutenção preventiva desse parque, com a substituição de hidrômetros que apresentem baixo desempenho de medição do volume consumido pelos clientes, além dos seguintes segmentos: substituição de hidrômetros por idade; redimensionamento e modernização do parque de medidores; atendimento a demandas do Programa de Redução de Perdas de Água; grandes consumidores (clientes considerados especiais, com consumo superior 600 m³/mês); medidores especiais para pesquisas, praças e jardins.
Sistema de Gestão Estatística do Parque de Hidrômetros: inserido no contexto do Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição. Juntas, essas ferramentas permitem maior eficiência no sistema de micromedição, possibilitando ganhos financeiros e contribuindo com a redução das perdas aparentes e, em consequência, com a melhoria do indicador interno ANCR, além de permitir o uso racional da água, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Desde 2008, o sistema mantém armazenados 60 meses de dados referentes ao hidrômetro, que permitem obter indicadores de desempenho relativos à idade do parque, necessidade de redimensionamento, resultados dos impactos resultantes da substituição de hidrômetros, além de permitir inferências acerca do desempenho dos medidores e de possíveis fraudes e violações.
Programa Sou + Copasa: objetiva incentivar as boas práticas e promover melhorias nos quesitos Segurança, Organização e Urbanização (SOU) das unidades operacionais, com foco no bem-estar dos empregados e na valorização da imagem da Empresa. Anualmente, são premiadas as unidades que se destacaram no zelo pela sua conservação, conforme avaliação dos quesitos citados e do resultado de indicadores de desempenho que compõem o mapa estratégico.
Programa SOS Copasa: metodologia de comunicação de ocorrências relevantes à Diretoria Executiva para o gerenciamento de crises, que possibilita ações proativas na solução de ocorrências que possam afetar a imagem da Copasa.
Além disso, a Companhia mantém contínuo aprimoramento dos mecanismos utilizados para atender às normas de vigilância, visando a garantir a segurança em suas instalações. Para tratar os assuntos relevantes e/ou emergenciais, possui um plano de contingências que aborda aspectos técnicos, operacionais, ambientais, de recursos humanos, financeiros, logísticos e sociais. As eventuais ocorrências são analisadas com o escopo de determinar ações preventivas para evitar reincidências.
As insatisfações e reclamações identificadas são tratadas pelas equipes das unidades operacionais, a partir da geração de uma nova ordem de serviço no ato da pesquisa, sendo estabelecido um prazo para atendimento. Os resultados da pesquisa pós-venda são consolidados no sistema comercial informatizado e disponibilizados, via intranet e e-mail, às unidades operacionais. O controle é realizado pelos distritos operacionais, por meio da análise de relatório específico, com possibilidade de comparação dos resultados dos últimos 13 meses, por unidade operacional.
O acompanhamento das transações recentes com novos clientes acontece por meio da pesquisa pós-venda, aplicada pelos distritos operacionais do interior e pela Central de Relacionamento com o Cliente na Região Metropolitana de Belo Horizonte após a execução das novas ligações de água e esgoto. A finalidade da pesquisa é obter informações quanto à qualidade no atendimento e no relacionamento com o empregado/prestador do serviço, abordando os aspectos de limpeza do local da obra, cumprimento dos prazos estabelecidos, utilização de uniformes pelos empregados, sinalização no local da obra, execução da recomposição e avaliação geral dos serviços.
Também é realizada a pesquisa de satisfação, que ocorre no final do atendimento telefônico, pela qual o cliente responde a duas perguntas para avaliar o atendimento da sua demanda e o operador de telemarketing.
Em 2013, não houve ação judicial contra a Copasa por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio.
A Ouvidoria atua como um canal diferenciado de comunicação da Copasa com a sociedade, recebendo denúncias e reclamações que não foram atendidas ou solucionadas satisfatoriamente por meio dos canais convencionais de atendimento (Fale Conosco, agência virtual, telefone 115 e pontos de atendimento). Com o objetivo de identificar os fatores que interferem na qualidade do atendimento aos clientes, sua equipe visita as unidades operacionais responsáveis pela maioria das demandas recebidas e, a partir das informações coletadas nessas visitas, interage com outras unidades organizacionais para tentar solucionar os problemas apontados, atuando na busca da melhoria contínua dos serviços prestados.
Conforme previsto no Relatório de Sustentabilidade de 2012, foi desenvolvida uma pesquisa de satisfação em relação ao atendimento prestado pela Ouvidoria, a qual vem sendo aplicada, mensalmente, desde abril de 2013. Os resultados da pesquisa, as críticas e as sugestões apontadas pelos demandantes contribuem para o aprimoramento dos trabalhos da Ouvidoria. O questionário dessa pesquisa tem três perguntas: como avalia o prazo para solução da demanda após acionar a Ouvidoria; como avalia a clareza e objetividade das informações contidas na resposta da Ouvidoria; e se acionaria novamente a Ouvidoria para solução do seu problema. Em 2013, a pesquisa foi aplicada em 45% dos demandantes que acionaram a Ouvidoria para registrar reclamações, no período de março a novembro. O índice de respondentes foi de 27% dos pesquisados.
Quando solicitados a avaliar o prazo para solução da demanda após acionar a Ouvidoria e a qualidade da resposta enviada, 55% dos pesquisados consideraram excelentes/bons e 81% declararam que acionariam novamente a Ouvidoria para solução da sua demanda. A perspectiva para 2014 é a de que 60% dos respondentes considerem a atuação da Ouvidoria excelente/boa.
A Ouvidoria também é responsável por receber as solicitações enviadas por meio do Portal da Transparência, disponível em www.copasa.com.br/portaldatransparencia, e por cumprir o prazo legal para resposta ao demandante, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Ainda, acompanha os processos que envolvem a Copasa, abertos pela Ouvidoria da ARSAE-MG e pela Ouvidoria Geral do Estado.
Em 2013, não foram registradas reclamações relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes.
A Copasa busca contribuir para o desenvolvimento da sua cadeia de suprimentos, visando a garantir a qualidade dos serviços e dos materiais adquiridos, além de observar as práticas de responsabilidade socioeconômica e ambiental.
A seleção dos fornecedores é realizada por meio de processos licitatórios conduzidos pelas Comissões Permanentes de Licitação, em conformidade com a legislação aplicável e com as condições e os critérios previstos nos editais públicos de licitação. Para garantir a qualidade dos materiais adquiridos dos fornecedores, a Empresa realiza inspeções de controle de qualidade, visando a atender ao estabelecido nos editais e especificações técnicas. Por meio da homologação de materiais de fornecedores, são verificados os processos produtivos, a capacidade técnica instalada e os sistemas de qualidade e de proteção ambiental dos fornecedores. O desempenho dos fornecedores de materiais e equipamentos é avaliado mediante os seguintes critérios: cumprimento dos prazos de entrega e atendimento aos requisitos das especificações técnicas.
A Copasa não adota política ou prática de preferência a fornecedores locais, uma vez que suas contratações seguem os preceitos estabelecidos na Lei nº 8.666/1993. No entanto, a Companhia observa em seus processos licitatórios o cumprimento da Lei Complementar nº 123/2006, que estabelece direito de preferência para microempresas e empresas de pequeno porte.
São disponibilizadas, no ícone Licitações e Compras do site www.copasa.com.br/Licitações e Compras , as informações necessárias para o cadastramento dos fornecedores, sendo possível acompanhar a situação cadastral, a fim de participar das licitações.
A modalidade de licitação mais utilizada para a contratação de materiais e serviços é o pregão eletrônico, que agrega maior transparência, melhores condições de negociação com fornecedores, menor custo e maior agilidade na condução dos procedimentos. Além disso, a Copasa possibilita o acompanhamento do pregão em tempo real, via internet, disponibilizando acesso a todas as informações e fases do processo, prática que confere transparência, publicidade e confiabilidade ao certame.
A Copasa exige de todos os fornecedores a comprovação do cumprimento de obrigações trabalhistas e a apresentação de declaração de que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, de que não emprega menor de 16 anos, salvo sob a condição de aprendiz e, nesse caso, que seja a partir de 14 anos, e, ainda, de que não submete a sua mão de obra a trabalho degradante e forçado. Estes e outros documentos são verificados durante o processo licitatório e na fase de habilitação pelas Comissões de Licitações e Pregoeiros.
A Companhia inclui nos editais de licitação para contratação de pneus a exigência de que o fornecedor retire, nos mesmos quantitativos a ser fornecidos, os pneus usados, para que lhes seja dada a destinação adequada, bem como contrata empresas especializadas para coletar diversos materiais, uniformes e equipamentos de proteção individual e cooperativas para recolher materiais recicláveis como papéis, tubos de plástico, tubos de metais, pilhas, reatores, além de elaborar contratos para recolhimento de lâmpadas e coleta de resíduos ambulatoriais, dando-lhes a devida destinação.
A Copasa não contrata terceiros diretamente, porém realiza ações visando a engajar a mão de obra alocada nos contratos de serviço nos valores e princípios organizacionais. Nesse sentido, são realizadas atividades de integração buscando disseminar assuntos como: missão e visão da Copasa; PNQS; prevenção e combate à dengue; Código de Conduta Ética.
No processo de revisão do planejamento estratégico, foi identificada a necessidade de a Companhia rever sua política de atuação social; sendo que o tratamento dessa necessidade ocorrerá em 2014.
Em 2013, foram realizadas diversas ações visando a minimizar e tratar os impactos causados pelas intervenções oriundas da infraestrutura inerente aos serviços prestados pela Companhia e buscando promover o engajamento das comunidades no entendimento e valoração desses serviços, tais como:
Trabalho Técnico Socioambiental (TTS): são desenvolvidas ações que visam à melhoria da qualidade de vida da comunidade e à sustentabilidade do seu negócio. Em 2013, destacaram-se as ações executadas nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, referentes ao TTS do Programa de Despoluição da Bacia da Lagoa da Pampulha, desenvolvido para minimizar os impactos, incentivando uma gestão participativa que promova a sustentabilidade do empreendimento.
Rede de percepção de odores: um canal de comunicação exclusivo é disponibilizado para que a comunidade do entorno da ETE Arrudas informe a percepção de odor aos operadores da estação. Além disso, são realizadas reuniões com a comunidade para esclarecimentos quanto às ações operacionais para minimizar/eliminar os maus odores.
Nas comemorações de eventos especiais, como o Dia Mundial da Água e a Semana do Meio Ambiente, a Copasa, por meio de campanhas informativas e de conscientização da população, intensifica ainda mais suas ações voltadas para a mobilização da sociedade em favor do uso racional de água e da preservação ambiental. Em 2013, foi criada a campanha Água. Quem ama cuida, que contou com a adesão de entidades de classe, instituições de ensino, clubes esportivos, supermercados e shoppings, no intuito de fortalecer e ampliar a divulgação dessas ações.
Ainda em 2013, a Copasa apoiou o Dia Mundial do Banheiro, em 19 de novembro, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para convidar a população a refletir sobre a importância do saneamento básico. Nessa oportunidade, foi apresentada na Praça Sete, no centro da cidade de Belo Horizonte, uma instalação artística reunindo 60 vasos sanitários com informativos sobre a situação atual do saneamento no Brasil e no mundo. Pelo inusitado, a Copasa busca despertar a consciência crítica do cidadão, chamando atenção para a importância do saneamento para a saúde pública e preservação ambiental.
Para promover o acesso dos cidadãos aos serviços de saneamento básico e a consequente melhoria da saúde da população do estado de Minas Gerais, a Companhia mantém as seguintes iniciativas:
Apadrinhamento: as entidades filantrópicas cadastradas na ação Conta com a gente podem se beneficiar com o serviço de arrecadação mensal de contribuições de pessoas físicas e jurídicas por meio das contas de água/esgoto da Copasa. Os valores arrecadados destinam-se ao pagamento dos serviços prestados pela Companhia às entidades. Caso haja excedente arrecadado, é creditado nas contas-correntes das instituições. Em dezembro de 2013, o programa continha 476 instituições cadastradas.
Programa Água nas Escolas: realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Sedru, com recursos do governo do estado no valor de R$ 16,9 milhões, objetiva a implantação, ampliação e melhoria de sistemas de abastecimento de água em 414 escolas estaduais, além da análise e acompanhamento da qualidade da água fornecida por sistemas de abastecimento de água públicos em 3.555 escolas estaduais. Mais de dois milhões e 500 mil alunos foram beneficiados com a iniciativa. Em 2013, foram realizadas 105 obras de implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água e 102 visitas técnicas sociais às escolas com obras em andamento, para repasse de informações sobre o tratamento da água e questões de educação sanitária.
Saneamento rural: a Copasa participa das ações do Governo do Estado de Minas Gerais no atendimento às pequenas localidades carentes de infraestrutura sanitária, implementando diversos programas sociais em sedes municipais, comunidades rurais e escolas estaduais efetivados por convênios e/ou contratos. Esses programas visam à melhoria da qualidade de vida e da saúde das populações onde a Copasa não detém a concessão para prestação dos serviços, por meio da implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de tratamento de resíduos sólidos.
Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional): desenvolvido em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, tendo o apoio técnico da Copasa, com investimento dos governos federal e estadual no valor de R$ 29,4 milhões, visa a garantir a melhoria e a implantação da oferta de água de boa qualidade para a região norte do estado de Minas Gerais, promovendo o seu uso racional. Em 2013, encontravam-se em fase de conclusão os sistemas de abastecimento de água das sedes municipais de Januária, Janaúba, Mato Verde e Rio Pardo de Minas e das 62 localidades vinculadas a essas sedes municipais.
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento Resíduos Sólidos I e II – Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal/Sedru/Copasa: o objetivo dos convênios, com o valor de R$ 7 milhões, é a elaboração de estudos de concepção, serviços de campo, projetos básicos, projetos executivos, licenciamento ambiental e apoio institucional para unidades integradas de localidades consorciadas. São oito polos (Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Frutal, Itajubá, Januária, Montes Claros e Teófilo Otoni) – 128 municípios. Em 2013, foi realizada a reprogramação dos referidos convênios, bem como a licitação do estudo de concepção do consórcio de Januária.
Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos): com valor aproximado de R$ 84 milhões, trata-se de convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas Gerais (Sedvan), com interveniência do estado de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), tendo a Copasa como interveniente executora. Referido convênio possui como objetivo a implantação, recuperação e/ou ampliação de sistemas coletivos de abastecimento de água no estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Água para Todos. A área de abrangência do programa será constituída pelos 85 municípios que compõem o semiárido mineiro. Em 2013, foram licitados nove lotes de obra, um para fiscalização e um para trabalho social. As ordens de serviço foram emitidas a partir de setembro de 2013 e foi iniciada a perfuração de poços profundos.
Programa Solidariedágua: arrecada contribuições voluntárias de clientes da Copasa, diretamente nas faturas de água/esgoto, para quitação de débitos vencidos de hospitais filantrópicos com a Companhia.
Programa Vale Água: incentiva os moradores de aglomerados de Belo Horizonte a trocar latas de alumínio e garrafas PET por descontos na conta de água, tendo como objetivos: beneficiar clientes de baixa renda; criar consciência ambiental de reciclagem; e diminuir o volume de lixo lançado no meio ambiente. Em 2013, recebeu 4.290 kg de latas de alumínio e 51.810 kg de garrafas PET.
Subvenção a entidades filantrópicas: a Copasa pode destinar até 0,6% de seu faturamento mensal ao programa de concessão de subvenção, que foi adequado à ação Conta com a Gente, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social e com o Serviço Voluntário de Assistência Social. Em 2013, 795 entidades filantrópicas foram beneficiadas com descontos nas tarifas de água e esgoto até o limite da demanda contratada. Para as entidades cadastradas na ação Conta com a Gente, a subvenção representa desconto de 25% nas tarifas. Para os hospitais filantrópicos vinculados ao Programa Solidariedágua, o desconto é de 50%.
Tarifa social: instituída em 1994, tendo como critérios de adesão a área construída do imóvel residencial e o consumo de água. Em 2012, com a Resolução Normativa nº 020/2012 da ARSAE-MG, foram estabelecidos os seguintes critérios para ter direito à tarifa social: o cliente deve pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo nacional. Em 2013, 630.188 residências (média/mês) foram beneficiadas pela tarifa social com abastecimento de água e 316.215 residências (média/mês), com esgotamento sanitário.
Para apoiar as vítimas de tragédias, foram enviados, em dezembro de 2013, 114 mil copos de água envasada para a Secretaria de Estado de Defesa Civil de Minas Gerais. Nesse ano, esse apoio atendeu à parte da população da cidade de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, que sofreu com fortes chuvas.
Em parceria com a Delegacia Especializada em Localização de Pessoas Desaparecidas, a Copasa divulga, no verso das contas de água e esgoto, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais, fotos de pessoas desaparecidas.
Programa CONFIA EM 6%: possibilita que os empregados da Copasa destinem parte do seu imposto de renda devido ao Fundo da Infância e da Adolescência, o qual é um dos meios fundamentais para a viabilização das políticas de atendimento à população infantojuvenil preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Na campanha de 2013, 913 empregados aderiram ao programa e as doações totalizaram R$ 755.543, destinados aos seguintes municípios: Alfenas, Almenara, Alvinópolis, Andradas, Araçuaí, Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Cambuquira, Caratinga, Contagem, Corinto, Coronel Fabriciano, Cristais, Crucilândia, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ipatinga, Itajubá, Jaboticatubas, Janaúba, Januária, Jordânia, Lavras, Leopoldina, Liberdade, Matozinhos, Montes Claros, Palma, Patos de Minas, Resende Costa, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Francisco, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Três Corações, Ubá e Varginha.
O desempenho do programa, nos últimos três anos, está representado a seguir:
Programa de Integração e Contribuição Social Além dos Muros: desenvolvido para integrar a Copasa às comunidades, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população do entorno da unidade da Copasa localizada próxima às vilas Pedreira Prado Lopes e Senhor dos Passos, na cidade de Belo Horizonte. Entre as principais atividades, destaca-se o Coral Infantil Gotas da Canção, grupo de canto composto por cerca de 50 crianças, com idades entre 6 e 11 anos.
Programa Fica Vivo!: criado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, objetiva intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. Para tanto, é feito acompanhamento especializado e são oferecidas oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes em áreas que concentram indicadores elevados de homicídios. A Copasa é parceira dessa iniciativa, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Defesa Social e com o Senai, tendo contratado, em 2013, 19 jovens como aprendizes, que foram indicados pela secretaria.
Voluntariado: os empregados da Copasa, com o apoio da Empresa, organizam e realizam diversas ações de voluntariado, como campanhas de arrecadação de diversos produtos e coleta de material reciclável para doação a famílias carentes e instituições beneficentes, comemorações do Dia das Crianças, Natal etc.
Concerto ao Pé das Mangueiras: mais uma vez, a Copasa abriu as portas da sua sede para a comunidade do entorno, oferecendo um concerto de Natal, que também contou com a presença de seus empregados.
Contadores de Histórias: objetiva transmitir valores éticos de cidadania e estimular a reflexão sobre atitudes positivas em relação à preservação do meio ambiente, por meio de momentos de entretenimento, aproximação e integração, promovendo a arte de contar "causos e histórias". Em 2013, foram feitas sete apresentações, destacando-se a solenidade de premiação do Programa Chuá e a comemoração do Dia da Natureza, beneficiando um público aproximado de seis mil pessoas.
Coral Copasa: criado há 32 anos, é composto por 34 empregados e familiares. Em 2013, o coral realizou 15 apresentações, beneficiando um público aproximado de dez mil pessoas, destacando-se o Concerto da Festa de 50 anos da Copasa e a apresentação no Festival Internacional de Corais. Nas festividades natalinas, executou suas tradicionais apresentações: o 5º Concerto Sob os Pés das Mangueiras e a Cantata de Natal da Copasa, realizada na Praça da Liberdade, local turístico em Belo Horizonte.
Encontro Marcado: com a finalidade de estimular a integração entre os empregados, proporciona aos empregados músicos e cantores a oportunidade de mostrar aos colegas seus talentos. Em 2013, foram realizados oito encontros, prestigiados por, aproximadamente, 100 pessoas em cada uma das edições.
Galeria de Arte Copasa: instalada no saguão de entrada da sede da Copasa, trata-se de um espaço destinado a divulgar artes plásticas e visuais, com uma programação regular de exposições, que são definidas por concorrência pública. Em 2013, foram realizadas seis exposições, visitadas por, aproximadamente, quatro mil pessoas.
Galeria Interna Copasa: instalada na sede da Empresa, promove a expressão artística dos empregados. Em 2013, foi apresentada uma coletiva de trabalhos artísticos desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento e Valorização de Equipe, cujo objetivo é mobilizar o potencial humano para a identificação e resolução de problemas por meio do desenvolvimento e valorização das equipes envolvidas e do estímulo e respaldo à iniciativa e à inovação.
Grupo de Teatro Copasa: composto por empregados, objetiva valorizar os talentos internos e utilizar a linguagem lúdica do teatro para disseminar temas estratégicos para a Empresa e suas partes interessadas, permitindo o entendimento e a assimilação por todos os níveis de empregados. O grupo desenvolveu 25 peças e várias esquetes, sendo que, em 2013, completou 20 anos de existência. Nesse ano, destacaram-se as seguintes apresentações: A arapuca, que trata do planejamento financeiro familiar, e Começar de novo, que faz parte do Programa de Preparação para Aposentadoria.
A Copasa patrocina, por meio das Leis de Incentivo à Cultura e Esporte, projetos que promovem cultura e entretenimento e incentiva a prática esportiva, tais como:
Campanha de Popularização de Teatro e da Dança: evento que acontece anualmente nos meses de janeiro e fevereiro. A campanha tem como objetivos apresentar e divulgar os artistas e facilitar o acesso às artes, com preços reduzidos dos ingressos. Em 2013, contou com 154 peças, nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Ipatinga e Araxá, com um público total de aproximadamente 350 mil pessoas;
Espetáculo Multidisciplinar Valores de Minas: o projeto fez parte do Programa Valores de Minas, na 9ª edição e, para o encerramento de suas atividades, apresentou um espetáculo que reuniu 500 jovens em cena. Em 2013, apresentou o espetáculo Garimpar, resgatando temas da história do garimpo no estado de Minas Gerais, como Vissungos, uma língua cantada africana, a cultura Bantu;
Palácio das Artes – Temporada de Óperas 2013: um dos maiores centros de atividades artísticas e culturais do estado de Minas Gerais, o Palácio das Artes é palco de grandiosos espetáculos, configurando-se como um importante complexo cultural. A Fundação Clóvis Salgado, que o administra, tem sob sua gestão quatro importantes corpos artísticos de reconhecida expressão: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Companhia de Dança do Palácio das Artes, o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coral Infantil. Em 2013, integrando a Temporada de Óperas, foram produzidos três títulos do repertório operístico mundial: Madame Butterfly, II Trovatori de Verdi e Tristão e Isolda;
Orquestra Jovem de Contagem: fundada há 14 anos, é um projeto voltado para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, à cultura e à educação, de forma a possibilitar a promoção da cidadania e a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no município de Contagem e Belo Horizonte (Pedreira Prado Lopes e Taquaril). O trabalho envolve a realização de cursos e oficinas de formação musical em que os alunos têm a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades artísticas e, ao mesmo tempo, se preparar para uma relação social mais estruturada e segura;
Ponto de Partida – Sempre em Cartaz!: grupo de teatro com 31 anos de atividade, fundado no município de Barbacena, com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção na dramaturgia brasileira que sustentam seus 31 espetáculos montados. Em 2013, foram realizadas 24 apresentações;
Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais (Cena Minas): desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, objetiva incentivar e fortalecer as produções cênicas no estado. Em suas últimas edições, o prêmio contemplou 45 projetos, divididos em três categorias: manutenção de espaços cênicos, circulação de espetáculos cênicos e equipamentos e materiais;
Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte: objetiva promover o aprimoramento dos atletas jovens e adultos do Minas Tênis Clube e da comunidade esportiva estadual e nacional, entre 6 e 35 anos, com qualidades físicas e habilidades técnicas apropriadas para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento, nas modalidades de basquete e futebol de salão masculino, ginástica artística, ginástica de trampolim, judô, tênis, natação e vôlei masculino e feminino;
Núcleo de Formação de Atletas de Basquetebol: o Mackenzie Esporte Clube tem como objetivo principal disponibilizar às crianças e adolescentes, em sua maioria estudantes de escolas públicas, excelentes condições para o desenvolvimento de suas aptidões esportivas, com capacidade técnica comprovada para o desporto de rendimento.
Concertos no Parque: iniciativa da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, na qual são realizados concertos públicos no Parque Municipal Renné Gianetti, com apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, tendo se tornado uma tradição cultural no município de Belo Horizonte. Cada concerto conta com um público aproximado de quatro mil pessoas. A participação da Copasa se dá com a distribuição de água tratada para o público presente.
Cooperativismo e Arte nos Parques: promovido pelo Sistema do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, esse projeto busca integrar e valorizar a filosofia cooperativista por meio da cultura e lazer, com apresentações artísticas em parques. O público estimado foi de duas mil pessoas por evento, para as quais a Copasa forneceu água tratada por meio de copinhos envasados e do Pipinha.
Festival Natura Musical: trata-se de um encontro com a música popular brasileira, com apresentação de 21 artistas de diferentes estilos e ritmos em dois palcos simultâneos. A Copasa distribuiu água tratada para um público aproximado de 50 mil pessoas.
A Copasa não realiza quaisquer contribuições financeiras ou em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas.
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